Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Moradores protestam contra corte de araucária

Arvore já foi motivo de discussão em 1998 e voltou a dividir moradores de condomínio no Bacacheri

Um grupo de jovens do projeto ambientalista Arborize e alguns moradores de um condomínio residencial do bairro Bacacheri, em Curitiba, protestaram ontem contra a possibilidade do corte de uma araucária que está no terreno do condomínio. O ato teve início na última quarta-feira. A árvore, de grande porte, foi podada na quarta e seria derrubada ontem, depois que um pedido para o corte feito à Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi acatado.

Uma equipe especializada foi até o local para fazer o corte, mas os ventos fortes inviabilizaram o trabalho e a araucária continuou no mesmo lugar.

Alguns moradores e os ativistas do projeto Arborize afirmam que vão continuar com o protesto e buscam alternativas para reverter a decisão. "Nós não vimos nenhum laudo que afirme que a árvore oferece risco para os moradores. Estamos atrás dos órgãos públicos e entidades que possam nos ajudar", comentou uma das moradoras, Fernanda Gomes.

Autorização

A secretaria de Meio Ambiente informa que há uma autorização para a derrubada da araucária, com data do dia 12 de dezembro de 2013. No documento, há indicações de risco para casas, carros e pessoas na região. O aval teria sido confirmado por causa de uma análise fitosanitária da árvore, que constatou o comprometimento da base. Uma ocorrência anterior, de queda de galho com danos materiais, endossou a medida.

Caso a árvore seja retirada, o condomínio, que abriga 13 casas, terá de fazer ações de contrapartida. Será preciso plantar quatro mudas de espécie florestal nativa com altura mínima de um metro, devidamente identificadas e tutoradas no mesmo terreno onde estava o pinheiro. Caso não haja espaço, o condomínio terá de fazer doação de mudas de árvores para o município.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.