Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
memória

Morre almirante que investigou atentado ao Riocentro

Júlio de Sá Bierrenbach, morto aos 96 anos, se notabilizou por ter lutado pela investigação do atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981

O almirante Júlio de Sá Bierrenbach, ministro aposentado do Superior Tribunal Militar (STM), morreu nesta quinta-feira (11), aos 96 anos. O militar se notabilizou por ter lutado pela investigação do atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A explosão seria atribuída a grupos de esquerda, mas o plano fracassou porque uma das bombas explodiu acidentalmente e matou o sargento Guilherme do Rosário, agente do Destacamento de Operações de Informações (DOI), órgão de inteligência e repressão da ditadura militar. Outro agente, capitão Wilson Machado, foi ferido gravemente.

O atentado foi tramado como tentativa de recrudescimento da ditadura, que chegava ao fim. Bierrenbach escreveu livro sobre o caso Riocentro e sustentou, em depoimento na Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 2014, que a investigação oficial foi forjada para não incriminar militares de alta patente que tramaram a explosão.

Nascido em Sorocaba (SP), Bierrenbach foi nomeado ministro do STM em junho de 1977, pelo então presidente Ernesto Geisel. A biografia do ex-ministro registrada no site do tribunal destaca que, já no discurso de posse, Bierrenbach “declarou serem os presos intocáveis e que as inquirições deveriam ser conduzidas com inteligência e não com violência”.

A biografia cita declaração do almirante ao reagir contra a morosidade das investigações do Riocentro: “enquanto órgãos policiais não apurarem e não apresentarem elementos suficientes à Justiça Militar, os crimes de terror continuarão impunes”. Duas investigações militares sobre o atentado foram arquivadas, sem que houvesse condenados.

Bierrenbach passou mal na madrugada desta quinta em casa, em Ipanema (zona sul), onde morreu. O velório acontece nesta sexta-feira (12) no Cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul). O sepultamento será às 13 horas. Era viúvo e teve três filhos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.