Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Morre aos 91 anos o professor e médico pediatra Izrail Cat

Um dos fundadores do Hospital de Clínicas da UFPR e criador da UTI Pediátrica do hospital, o médico faleceu devido à falência múltipla dos órgãos e insuficiência renal

O médico pediatra Izrail Cat em sua festa de aniversário de 90 anos, em 2012 | Arquivo pessoal
O médico pediatra Izrail Cat em sua festa de aniversário de 90 anos, em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)

O professor e médico pediatra da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Izrail Cat, morreu na terça-feira (22), em São Paulo, aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos e insuficiência renal. Ele havia sido submetido a uma cirurgia para implante de uma válvula cardíaca no dia 7 de abril no Instituto do Coração (InCor) do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O velório acontece no Cemitério Parque Iguaçu, na capela número 4, das 6 horas às 16 horas desta quarta-feira (23) e o enterro ocorre logo em seguida, no mesmo local. Pioneiro em sua área, Cat foi um dos fundadores o Hospital de Clínicas da UFPR, em 1961, em conjunto com o médico pediatra Homero Braga, e, em 1982, quando assumiu a chefia do Departamento de Pediatria da UFPR, inaugurou a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica do Paraná. Cat adquiriu grande parte de sua experiência em Pediatria e Medicina Paliativa durante sua passagem pelo Canadá, quando trabalhou no The Hospital for Sick Children, em Toronto, de 1979 a 1981. O médico, que caminhava todos os dias no Parque Barigui, não deixava de ir ao hospital um único dia. Ele teve quatro filhos e dois seguiram seus passos profissionais. Um deles é Rubens Cat, 54 anos, que também professor e médico da UFPR. Ele conta que seu pai nasceu em 1923, em Bricenia, na Romênia, e veio para o Brasil em 1929, naturalizando-se brasileiro em 1950. Ele graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1957, adotou Curitiba como seu novo lar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.