
São Paulo Aos 79 anos, o bispo emérito de Santa Maria (RS), dom Ivo Lorscheiter, morreu na tarde de ontem no Hospital da Caridade, localizado na cidade gaúcha. O corpo de dom Ivo será enterrado hoje. Ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ivo estava internado no hospital desde 25 de fevereiro por conta de complicações resultantes de uma cirurgia no estômago.
Dom Ivo esteve entre os protagonistas de um período histórico em que a Igreja e o governo seguiram sempre sinais inversos. Último bispo brasileiro nomeado pelo Papa Paulo VI ainda com o 2.º Concílio Vaticano em andamento, em 1965, ele mal teve tempo de experimentar os ares liberalizantes vindos de Roma (Itália). A situação interna o colocou à frente da CNBB no período mais obscuro do regime militar.
Dom Ivo nasceu em São José do Hortêncio, 2.º distrito de São Sebastião do Caí (RS). Concluiu o curso de Teologia em Roma e foi ordenado sacerdote pelo bispo dom Afonso Carinci na Igreja de São Leão Magno, em 20 de dezembro de 1952.
De 1971 a 1979, durante dois mandatos consecutivos, foi secretário-geral da CNBB. De 1979 até abril de 1987 foi presidente da entidade.



