Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Morre o ator e diretor José Wilker

Wilker morreu de infarto | Divulgação/Rede Globo
Wilker morreu de infarto (Foto: Divulgação/Rede Globo)

O ator, cineasta e crítico de cinema José Wilker morreu vítima de infarto neste sábado, aos 67 anos. Ele começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, onde nasceu. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 19 anos. Participou de 29 novelas e minisséries na televisão. No cinema, atuou ou dirigiu 68 filmes e documentários. Seu primeiro filme foi em 1965, A Falecida, com uma participação não creditada. Em 1979, esteve no elenco do filme Bye Bye Brasil e em 1985, no elenco de O Homem da Capa Preta. Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novela Roque Santeiro. Amante de cinema, tinha quatro mil fitas em casa.

Em 2012 cai na boca do povo com o personagem Jesuíno Mendonça na novela Gabriela. O personagem foi marcado pelo bordão "Vou lhe usar", que virou febre nas redes sociais.

Foi diretor-presidente da Riofilme – distribuidora de filmes do município do Rio. José Wilker teve três filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres. Seu último casamento foi com a jornalista Claudia Montenegro com quem teve Madá.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.