São Paulo Morreu ontem o físico José Leite Lopes, uma das principais figuras da ciência no Brasil. Lopes tinha 87 anos. Em 1958, o físico estabeleceu a equação que mostrava a semelhança entre duas das forças fundamentais do universo, a nuclear fraca e o eletromagnetismo. Foi com base nesse trabalho que os cientistas Steve Weinberg, Sheldon Glashow e Abdus Salam desenvolveram a unificação entre essas forças, trabalho que rendeu aos três o Prêmio Nobel de Física de 1979.
Leite Lopes foi fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Instituto de Física da Universidade do Rio de Janeiro e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Física. Em nota sobre o falecimento, o CBPF diz que "além de cientista, o professor Leite Lopes era também um humanista excepcional" e que " o exemplo que ele nos deixa, como cientista, professor e humanista, será uma semente que frutificará saudavelmente no espírito de jovens cientistas brasileiros".
Além da atuação científica marcante, Leite Lopes se destacou como homem de política científica e como professor. A sua participação ativa na criação do CBPF foi fundamental para o desenvolvimento da Ciência Pura e da Ciência Aplicada no Brasil. Também desenvolveu teses com o objetivo de colocar o país entre os principais nomes da ciência.



