• Carregando...

Três suspeitos da quadrilha conseguiram fugir

O policial civil ferido em um tiroteio no Centro de Curitiba, na noite da quinta-feira (4), não resistiu aos ferimentos e morreu nesta sexta-feira no Hospital Cajuru, às 12h30. Valter Aquino Pimentel, 49 anos, levou um tiro na barriga e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Cajuru, Pimentel deu entrada na noite da quinta-feira (4), às 22h20, apresentando ferimentos graves no abdome e foi operado. O policial teve duas paradas cardíacas durante a cirurgia. Na manhã dessa sexta-feira (5), Pimentel foi novamente operado, teve outra parada cardíaca e morreu às 12h30.

Tiroteio

Segundo a Sala de Imprensa da Polícia Militar (PM) e a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a troca de tiros ocorreu quando policiais da Delegacia de Homicídios cumpriam um mandado de prisão na Rua Dr. Pedrosa, no Centro de Curitiba, contra Hirosshe de Assis Eda - conhecido como Japonês, 34 anos, que era suspeito de ter assassinado a travesti Jennifer. O tiroteio resultou na morte do suspeito e de uma mulher que estava com ele. Além disso, o policial havia sido baleado e foi encaminhado ao Hospital Cajuru, em estado grave. Outras seis pessoas que estavam no apartamento na rua Dr. Pedrosa foram presas.

De acordo com a Sesp, Eda era líder de uma quadrilha acusada de assassinar usuários de drogas que estavam devendo para traficantes. Essa quadrilha seria responsável pelo assassinato de cinco usuários de drogas, quatro deles seriam os travestis assassinados em Curitiba nos últimos três meses.

A nota da Sesp traz ainda a declaração do delegado-titular da Homicídios, Hamilton da Paz, explicando como ocorreu a perseguição ao suspeito, que terminou com a troca de tiros no apartamento da rua Dr. Pedrosa. Segundo Paz, a polícia civil estava investigando a quadrilha de Eda e descobriu que ele iria assassinar uma prostituta no Terminal Guadalupe. A mulher também estaria devendo para ele, e foi ela quem chamou a polícia. Dessa forma, os policiais foram ao terminal para prendê-lo e o abordaram quando ele tentava fazer a mulher entrar em seu carro, por volta das 19h30. A seguir, ele teria atirado contra os policiais e fugido de carro.

Nesse instante começou a perseguição, e momentos depois o suspeito abandonou o carro e continuou com a fuga. Foi então que ele entrou em um edifício na rua Dr. Pedrosa e se refugiou em um apartamento do 9º andar. "Assim que batemos na porta e anunciamos que era a polícia, fomos recebidos a tiros. Nessa troca de tiros, Hirosshe acabou morrendo, mas não antes de acertar um policial de nossa equipe, que infelizmente morreu no final desta manhã no hospital", disse o delegado Paz. O secretário estadual Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, também lamentou a morte do policial e enviou solidariedade à família de Valter Aquino Pimentel.

A mulher - que também morreu no tiroteio - foi identificada como Elen e também era integrante da quadrilha, segundo a Sesp. As outras seis pessoas presas foram Gerson Saldanha, 41 anos - dono do apartamento onde ocorreu o tiroteio e ex-policial civil -, Antônio Carlos da Silveira, 34 anos, Eduardo Molena, 27 anos, Anderson Goys, 32 anos, Fernanda Nascimento Oliveira, 21 anos, e Ana Beatriz Oliveira dos Santos, 21 anos. Além desses, um adolescente de 17 anos foi apreendido no local. Outros três integrantes da quadrilha conseguiram fugir. De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios, o ex-policial civil Saldanha foi expulso da corporação em 2006, era usuário de drogas e trabalhava para o tráfico.

Os homens foram encaminhados para o Centro de Triagem de Piraquara, enquanto que as mulheres foram levadas para o Centro de Triagem de Curitiba. Já o adolescente foi conduzido para a Delegacia do Adolescente. Eles irão responder a processo por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

A polícia encontrou no apartamento R$ 400, uma pistola, objetos para embalar drogas, três cachimbos e cerca de 14 gramas de maconha misturada com crack. Sessenta gramas da mesma droga foram apreendidas no carro de Hirosshe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]