Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Morre um dos maiores filósofos brasileiros

São Paulo – O filósofo Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, 69 anos, do departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), morreu ontem, à 1 hora da madrugada. Ele sofria de câncer na laringe e morreu devido a uma parada cardiorrespiratória decorrente da doença.

Seu corpo foi velado no saguão da reitoria da universidade, onde o professor atuava desde 1977. Bento Prado Jr. foi sepultado às 16h30, no cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos. A UFS Car decretou luto oficial de três dias.

Considerado um dos maiores filósofos brasileiros da atualidade, ingressou na UFSCar em 17 de junho de 1977. Antes, foi livre-docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou de 1961 a 1969.

Cassado pelo regime militar, ele foi desligado da USP em 29 de abril de 1969 por um decreto presidencial, que também aposentou precocemente 23 docentes daquela instituição, dentre eles Caio Prado Júnior, Octavio Ianni e Fernando Henrique Cardoso.

Em 1998 ganhou o título de professor emérito da USP.

Também colaborador de outras instituições como Unicamp, Unesp e PUC-SP, atuou fortemente em áreas como História da Filosofia, Filosofia da Mente e da Linguagem, Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise e Filosofia de Bergson.

Obras

Foi autor de diversas obras importantes na área de Filosofia como "Presença e campo transcendental: consciência e negatividade na Filosofia de Bergson", traduzido e publicado na França em 2002; "Alguns ensaios: Filosofia, Literatura e Psicanálise", "Filosofia da Psicanálise" e "Erro, Ilusão, Loucura".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.