Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Motorista de ônibus que colidiu com trem permanece em estado gravíssimo

Acidente ocorreu no início da noite de quarta-feira. Na ocasião da batida, uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas

O motorista do ônibus que colidiu com um trem no início da noite de quarta-feira (8), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, permanece internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cajuru nesta quinta-feira (9). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Mário Alves Martins continua inconsciente e deve passar por exames nesta manhã para que os médicos avaliem quais serão os próximos procedimentos a serem tomados.

Na noite de quarta-feira, Martins teve a perna esquerda amputada em razão dos ferimentos. Além do motorista, outras três pessoas ficaram feridas, segundo a Polícia Militar (PM), e uma mulher, não identificada, morreu. Aline Shinaider Fortes, que também foi encaminhada para o Cajuru, sofreu fratura na perna, mas passa bem. Ela está em observação em um quarto do hospital e deve ser liberada ainda nesta quinta-feira.

Segundo o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), que atendeu as vítimas, os outros feridos foram encaminhados para os hospitais Evangélico, em Curitiba, e São José, em São José dos Pinhais. A assessoria de imprensa do Evangélico, no entanto, informou que não recebeu nenhuma vítima desta colisão. Já o Hospital São José informou que não divulga o estado de saúde de seus pacientes por telefone.

Um ônibus e um trem colidiram no início da noite desta quarta-feira (8) em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O acidente aconteceu por volta das 18h30 na Rodovia João Leopoldo Jacomel, próximo ao supermercado Carrefour. Segundo a Polícia Militar (PM), quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu.

O acidente

O ônibus, da Rede Integrada de Transporte (RIT) da região metropolitana de Curitiba, cruzava a linha férrea pela Rodovia João Leopoldo Jacomel quando foi atingido, por volta das 18h30 de quarta-feira. O trem, da concessionária América Latina Logística (ALL), colidiu com a lateral esquerda do veículo, lado do motorista.

A locomotiva com 47 vagões e 3,2 mil toneladas dirigia-se para Paranaguá, carregada de soja, farelo e madeira. Um maquinista e um auxiliar conduziam o trem. Nenhum dos dois se feriu. O ônibus foi arrastado por cerca de 80 metros e teve sua parte dianteira destruída.

Segundo testemunhas, o ônibus teria reduzido a velocidade quando se aproximou da linha férrea. Mesmo assim, avançou sua parte dianteira sob a linha, sendo atingido pela locomotiva. O cruzamento da João Leopoldo Jacomel conta com a sinalização exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro: a cruz de Santo André (com os dizeres "Pare, olhe, escute") e com taxões redutores de velocidade. Segundo a ALL, diferentemente do que ocorre em Curitiba, não existe sinalização sonora ou luminosa no cruzamento.

A empresa informa que em pontos de passagem de veículos, o maquinista é orientado a emitir sinais sonoros de alerta, a partir de 200 metros antes do cruzamento. Um computador interno que funciona como caixa-preta será analisado pela empresa e poderá informar se o sinal foi mesmo disparado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.