
Moradores de Curitiba vão poder comprar cartões do EstaR e regularizar notificações por estacionamento irregular nas agências lotéricas conveniadas da Caixa Econômica Federal. A medida, que deve entrar em vigor até o final do ano, integra um pacote de ações voltadas à mobilidade urbana anunciadas ontem pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).
O convênio entre a Secretaria de Trânsito (Setran) e o banco estatal prevê a venda dos cartões de estacionamento e a possibilidade de regularização de multas em 210 pontos espalhados pela cidade. Segundo a prefeitura, esses locais começarão a atender essas demandas ainda neste ano. "Antes, tínhamos seis pontos de regularização. Agora, ninguém poderá mais alegar falta de postos", afirmou o prefeito.
A regularização evita que um aviso de infração em casos de estacionamento em área de EstaR sem utilização do cartão se transforme em multa de trânsito.
Além do convênio com Caixa, o prefeito assinou o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Trânsito ação que depende de aprovação da Câmara de Curitiba. Também foram assinados os decretos que mudam a estrutura da Setran e criam a Escola Pública de Trânsito e o Departamento de Mobilidade Não Motorizada.
"A ideia é melhorar a gestão do trânsito e queremos aproximá-la da população. Não queremos fazer caixa, mas trabalhar na educação e na prevenção dos acidentes de trânsito", disse Fruet.
Outra medida anunciada no evento é a colocação de sinalização (placas, faixas de pedestres, semáforos, travessias elevadas) em 118 vias que foram pavimentadas em 2012, mas não receberam essa infraestrutura. Os trabalhos devem começar em outubro.



