Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Motorista poderá regularizar Estar nas casas lotéricas

Locais para regularização de infrações passam de 6 para 210 | Diego Pisante/Gazeta do Povo
Locais para regularização de infrações passam de 6 para 210 (Foto: Diego Pisante/Gazeta do Povo)

Moradores de Curitiba vão poder comprar cartões do EstaR e regularizar notificações por estacionamento irregular nas agências lotéricas conveniadas da Caixa Econômica Federal. A medida, que deve entrar em vigor até o final do ano, integra um pacote de ações voltadas à mobilidade urbana anunciadas ontem pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).

O convênio entre a Se­cretaria de Trânsito (Se­tran) e o banco estatal prevê a venda dos cartões de estacionamento e a possibilidade de regularização de multas em 210 pontos espalhados pela cidade. Segundo a prefeitura, esses locais começarão a atender essas demandas ainda neste ano. "Antes, tínhamos seis pontos de regularização. Agora, ninguém poderá mais alegar falta de postos", afirmou o prefeito.

A regularização evita que um aviso de infração em casos de estacionamento em área de EstaR sem utilização do cartão se transforme em multa de trânsito.

Além do convênio com Caixa, o prefeito assinou o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Trânsito – ação que depende de aprovação da Câmara de Curitiba. Também foram assinados os decretos que mudam a estrutura da Setran e criam a Escola Pública de Trânsito e o Departamento de Mo­bilidade Não Motorizada.

"A ideia é melhorar a gestão do trânsito e queremos aproximá-la da população. Não queremos fazer caixa, mas trabalhar na educação e na prevenção dos acidentes de trânsito", disse Fruet.

Outra medida anunciada no evento é a colocação de sinalização (placas, faixas de pedestres, semáforos, travessias elevadas) em 118 vias que foram pavimentadas em 2012, mas não receberam essa infraestrutura. Os trabalhos devem começar em outubro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.