Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino Superior

MP pede suspensão de concurso interno da Unioeste

Promotoria avalia que contratação de profissionais de curso superior deveria ser feita por meio de concurso público

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Cascavel pediu, por meio de ação civil pública, a suspensão de um processo seletivo interno realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o concurso privilegia pessoas que já trabalham na instituição de ensino e não oferece a possibilidade de participação de profissionais de fora do quadro.

No último sábado (18), 17 funcionários concursados da Unioeste realizaram provas para oito vagas distribuídas entre os cargos de advogado, contador e analista de informática. Segundo a chefe da Divisão de Seleção e Acompanhamento, Ruth Correia, os funcionários aprovados seriam promovidos a esses cargos.

O promotor Carlos Choinski, autor da ação, afirma, em nota à imprensa, que o sistema deveria possibilitar que outras pessoas participassem do processo seletivo. Por isso, além da nulidade do processo seletivo, o MP-PR requer que seja declarada inconstitucional a Lei Estadual n.º 15.050/06, que autoriza as universidades estaduais a promoverem esse tipo seleção interna para o preenchimento de cargos de nível superior, ao invés de realizarem concursos públicos.

A assessoria de imprensa da universidade afirma que apenas cumpriu a legislação estadual, e só irá se pronunciar quando for notificada oficialmente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.