O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) entraram com uma Ação Civil Pública contra a empresa Fertilizantes Heringer (S/A), que atua em Paranaguá (litoral paranaense). A ação também é contra o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os órgãos pedem a suspensão imediata das atividades da empresa em Paranaguá, sob pena de multa, e a declaração de nulidade do licenciamento ambiental concedido pelo IAP.
Segundo o MPF e o MP-PR, a empresa está causando danos ambientais e expondo a população que vive nas proximidades à poluição. A ação foi ajuizada com pedido de liminar, para que as atividades da Heringer sejam suspensas com urgência. A reportagem entrou em contato com a empresa em Paranaguá, mas não encontrou o responsável para comentar o assunto.
Os órgãos alegam que a empresa está localizada em Áreas de Preservação Permanente de Mata Atlântica, na região da área residencial do distrito de Alexandra. De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, a empresa por se tratar de uma unidade industrial de fertilizantes pode causar grande poluição, armazenando e utilizando produtos perigosos. Isso geraria graves danos ambientais e à saúde da população que mora perto da empresa.
Na ação, os órgãos alegam que, além de cometer outras irregularidades, a empresa deveria ter realizado uma previsão efetiva e real dos impactos provenientes do empreendimento, de forma a preservar o bioma de Mata Atlântica local e a integridade da saúde da população.
O IAP também é réu na ação, por liberar o empreendimento altamente impactante ao meio ambiente sem a elaboração do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EPIA/RIMA) e por permitir a instalação em Área de Preservação Permanente. A assessoria de imprensa do IAP afirmou que o órgão ainda não foi notificado da ação.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião