Brasília Dois temas que serão tratados hoje pelos prefeitos afetam especialmente o Paraná. O primeiro é a mudança no repasse de verba para o transporte escolar, que poderá ser feito diretamente pela União às prefeituras, sem passar pelo estado. O outro, sobre mudanças no pagamento de royalties.
A aprovação da Emenda 187, que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), será defendida para que os municípios recebam diretamente a verba do transporte escolar. "Hoje vivemos uma situação difícil no Paraná, porque o dinheiro da União para essa área fica parado nas mãos do governo do estado", diz o presidente da AMP, Luiz Sorvos.
O prefeito de Nova Olímpia, no Noroeste paranaense, também é a favor de uma alteração na distribuição dos royalties por municípios. Segundo ele, a questão emblemática vem de Itaipu. "Há várias cidades em torno do lago da hidrelétrica que recebem muito dinheiro. Mas o solo é de todos os paranaenses, por isso todas as cidades deveriam ser beneficiadas", diz.
A maioria dos prefeitos paranaenses deve chegar hoje a Brasília. Pela estimativa da AMP, a adesão à Marcha deve ser maior entre os representantes de cidades pequenas. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), não confirmou presença no encontro. (AG)



