Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tráfico

Mulher morre de overdose após engolir cocaína

Foz do Iguaçu - Uma paraguaia morreu de overdose na madrugada de ontem depois de engolir 60 cápsulas de cocaína. A pedido de traficantes, Ninfa Ramona Caballero, 27 anos, levaria a droga até Barcelona, na Espanha. Ela havia sido presa no dia 22 pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Foz do Iguaçu e foi encaminhada ao Hospital Municipal para expelir a droga, mas alguns dos revestimentos acabaram se rompendo, levando-a à morte.

Segundo a PF, logo que foi encaminhada ao hospital, Ninfa tomou laxante e, no dia seguinte, expeliu 41 cápsulas da droga. Em seguida, eliminou outras quatro. No sábado, as cápsulas que restavam se romperam no intestino. Os médicos ainda tentaram salvá-la, mas ela não resistiu. Cada cápsula ingerida por Ninfa tinha de 14 a 17 gramas de cocaína.

O Aeroporto de Foz do Iguaçu tornou-se rota da cocaína destinada à Europa e já é o segundo do Brasil onde mais se prendem traficantes, depois de Guarulhos, em São Paulo. O delegado em exercício do Núcleo de Migração da PF, Gabriel Pucci, diz que neste ano foram registrados 16 flagrantes, dos quais sete relativos a pessoas que ingeriram droga para despistar a polícia.

Somente no primeiro semestre, foram apreendidos 22 quilos de cocaína, 3,6 quilos de haxixe e um quilo de crack no aeroporto.

Pucci diz que o número de flagrantes tem aumentado porque houve incremento na fiscalização. Apesar disso, os traficantes insistem em usar o terminal como rota. "O crime organizado trabalha com uma estrutura empresarial. Se a relação custo-benefício compensa, eles continuam tentando", diz.

Segundo a PF, os policiais conseguem identificar as pessoas que ingerem drogas pelo perfil e a partir de uma entrevista. Geralmente são paraguaias, de poucos recursos econômicos e com destino à Europa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.