Ouça este conteúdo
O Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta lançou um "passeio virtual" pelo museu. O único estabelecimento do gênero na América Latina tem cerca de 600 peças e funciona no interior da empresa Dimep Sistemas, no bairro paulistano da Vila Leopoldina.
O nome do museu vem de seu criador e fundador da Dimep, falecido em 1996. Durante uma viagem a Aparecida em 1950, Pimenta comprou um relógio de bolso em prata lavrada, com mostrador de esmalte decorado. Esta foi a primeira peça de uma coleção que chegaria, nos anos 90, a cerca de 800 itens. Em 1995, Pimenta criou o museu para abrigar as peças mais interessantes de seu acervo.
A coleção em exposição inclui cucos de origem inglesa e alemã, talhados em madeira maciça; relógios de sol surgidos por volta de 5000 a.C.; um relógio de bolso de um ponteiro só, criado no século 17; e curiosidades como um relógio que pode ser programado para coar café na hora de despertar, um macaco que mexe os olhos e o relógio que caminha no sentido anti-horário, como o da estação ferroviária do filme O curioso caso de Benjamin Button.
Serviço:
A visita virtual ao Museu do Relógio pode ser feita pelo site. O museu fica na Avenida Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, São Paulo. Abre todas as quartas, às 10h. Não funciona em feriados e em vésperas. Visita somente com agendamento.



