Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
retrato brasileiro

Museus de ciência estão nas regiões mais ricas

Espaços de divulgação científica estão concentrados nos estados com mais recursos. Há os que não possuem uma unidade sequer

Museu da Vida, da Fiocruz: interação entre ciência e sociedade. | Tânia Rêgo/
Agência Brasil
Museu da Vida, da Fiocruz: interação entre ciência e sociedade. (Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

O Brasil tem 268 espaços de divulgação científica mapeados, entre museus de ciência, planetários, observatórios, jardins botânicos e zoológicos. Desse total, 58% estão concentrados na Região Sudeste, 16% nas regiões Sul e Nordeste, 6% no Centro-Oeste e 4% na região Norte. As informações são da Agência Brasil.

Enquanto o estado de São Paulo tem 79 museus, o Piauí e o Maranhão só têm um. Os estados do Acre, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins não têm nenhum museu científico.

A pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil 2015, divulgada em julho pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, revelou que a dificuldade de acesso é um dos principais problemas para visitações. De acordo com o levantamento, 40% das pessoas informaram não visitar centros de ciência e tecnologia porque não existem na região em que vivem ou ficam muito longe.

Para o presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, Carlos Wagner Costa Araújo, a diferença entre as regiões reflete a desigualdade do país. Ele ressaltou a importância do acesso a esses espaços científicos interativos para despertar o interesse pelo conhecimento. “Defendemos que as novas universidades, em especial no interior do país, têm de pensar na divulgação científica. Assim, provocamos a vontade de entrar para o mundo da ciência”, explicou.

Segundo Araújo, há espaço para ampliação dos centros de ciência, mas é preciso de incentivo. “O maior desafio são políticas públicas para financiamento desses espaços, pois os editais não são frequentes e não têm permanência.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.