• Carregando...
 | Cesar Machado / Gazeta do Povo
| Foto: Cesar Machado / Gazeta do Povo

Cerca de 3 mil pessoas lotaram, neste domingo (21), a Praça do Bolso do Ciclista, na Rua São Francisco, no centro de Curitiba, para participar da 5.ª edição do Musicletada, evento que reúne ativistas em torno da música e da discussão da mobilidade urbana. O evento faz parte das comemorações do mês estadual da bicicleta, que encerra sua programação nesta segunda-feira (22), com a comemoração do Dia Mundial Sem Carro. O dia marcará também a inauguração oficial da Praça do Bolso do Ciclista.

SLIDESHOW: Veja como foi a 5.ª edição do Musicletada

Desde o início da manhã, ativistas e curiosos circularam pela Rua São Francisco, fechada especialmente para o evento. Foram promovidas aulas de ioga, oficinas criativas, palestras sobre políticas públicas e o uso da bicicleta e apresentações musicais com artistas curitibanos.

A proponente do evento Rosangela Araujo afirma que o Musicletada cresceu ao longo dos últimos anos e hoje possui empresas interessadas em colaborar com a marca do evento. Além do financiamento do edital do empreendedor da Fundação Cultural de Curitiba e do apoio da prefeitura de Curitiba, a ação também contou com o financiamento de outras três empresas.

Rosangela explica que o objetivo é proporcionar mais do que um lazer voltado para os ciclistas. "A gente procura sempre trazer uma ação de educação junto com os shows para não ficar tão vazio, não ser só um momento de entretenimento. É de entretenimento e de conscientização", diz.Segundo um dos organizadores da mobilização, Lucas Ajuz, a realização do evento na Praça do Bolso do Ciclista remete à primeira edição do Musicletada, realizada em 2009 no Bicicletário do Centro Cívico. Ele relata que a ação colabora para a revitalização de um espaço que estava abandonado. "O evento é importante não apenas para os ciclistas, mas também para a cidade. Muitas pessoas consumiam drogas e aqui era um local violento. A gente espera que através da cultura, da arte e da mobilidade urbana a gente consiga mudar isso", explica.

O professor de Educação Física, Isidoro Tokarski Junior, sempre usou a bicicleta como meio de transporte, mas participou pela primeira vez da Musicletada. Ele aprovou a iniciativa. "Essa é uma ação muito importante para a conscientização sobre o tema e do uso da bicicleta. Também foi importante a prefeitura disponibilizar o espaço e fechar a rua", enaltece.

O evento não atraiu apenas ciclistas e pessoas interessadas na discussão da mobilidade urbana. A empresária Letícia Teixeira, levou ao evento a filha Helena, de 5 anos, para se divertir na oficina de pipas. Ela elogiou a iniciativa e o uso do espaço. "Esse é um lugar onde as crianças podem brincar na rua, à vontade e que a gente dificilmente encontra em Curitiba. A gente sente falta de lugares para encontrar outras crianças, socializar e brincar. Eventos assim tem de continuar aqui e em outros lugares da cidade", afirma.

5.ª edição do Musicletada, em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]