Convidado pela organização não-governamental Fundação Honorina Valente (FHV) para ser "padrinho" de uma campanha para construir um novo centro de convivência na Vila Zumbi, em Colombo (região metropolitana de Curitiba), o rapper MV Bill autor do livro e do documentário Falcão: Meninos do Tráfico chegou como celebridade e saiu como fã do encontro que reuniu jornalistas, adolescentes do Colégio Bom Jesus e crianças que serão beneficiadas pelo centro. Fã dessas últimas, bem entendido.
As quase 40 crianças da Vila Zumbi levadas para conhecer o rapper na bonita sede da FHV, no Jardim Social, em Curitiba, aguardaram pacientemente ele conversar com os jornalistas e participar de um bate-papo exclusivo com os alunos do Bom Jesus, a pedido da televisão. Quando enfim chegou a vez deles, entregaram ao músico presentes feitos por eles mesmos (uma camiseta com as marcas das mãos de cada criança e uma caixinha de chocolates), conversaram, ganharam um rap feito na hora por MV Bill, tiraram fotos e pediram autógrafos.
Mas o ponto alto foi quando cantaram de cabo a rabo o rap Eu Não Pedi pra Nascer, do grupo paulista Facção Central, sobre a realidade de uma criança obrigada pela própria mãe a pedir esmolas nos semáforos "Olho roxo, escoriação, que foi que eu fiz? / Pra em vez de tá brincando tá colecionando cicatriz", diz um dos versos. O rapper ficou surpreso e emocionado: "Como vocês conhecem isso? Eu já ouvi essa música várias vezes, mas a maneira como vocês cantaram deu uma interpretação totalmente diferente. Está frio aqui, mas não é de frio que eu estou arrepiado".
À noite, MV Bill deu uma palestra para um auditório lotado no Teatro da FAE e falou sobre o documentário Falcão: Meninos do Tráfico, exibido em março pelo Fantástico, da Rede Globo. O filme chocou o país ao mostrar o cotidiano das crianças utilizadas como "soldados" do tráfico.
Além disso, Bill participou do lançamento da campanha Um Brinde à Cidadania, na qual a FHV vai doar R$ 1 para cada real doado por pessoas físicas ou jurídicas à Sociedade Crescer, entidade que atende 112 crianças carentes da Vila Zumbi. O dinheiro será utilizado para a construção do novo centro de convivência.
Ele destacou a importância de iniciativas desse tipo. "O problema é que muitas vezes o crime organizado parece mais preocupado com o bem-estar dessas crianças do que alguns setores da sociedade."
Por fim, MV Bill aproveitou a conversa com os jornalistas para dar uma boa notícia: Sérgio, o "Fortalece", único sobrevivente dos 17 jovens retratados em Meninos do Tráfico, que estava preso, ganhou liberdade condicional e segundo o rapper está em Santa Catarina, tentando realizar o sonho de se tornar palhaço na escola de circo de Beto Carrero.
Serviço: Doações de qualquer valor para o novo centro de convivência da Vila Zumbi podem ser feitas no Bradesco, agência 049-3, na conta-corrente 220317. A doação pode ser abatida do Imposto de Renda.



