
São Paulo - Trocar pão por biscoito água e sal ou cream cracker é um erro cometido por quem quer perder peso, segundo nutricionistas e o teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos que cinco biscoitos.
A nutricionista Gisele Magalhães explica que vários fatores contam para o ganho de peso entre eles, fibras e gordura. "Além de benéficas para o intestino, fibras diminuem absorção de gordura." Nos pães há mais fibras e menos gordura, embora o número de calorias seja maior. Outra vantagem dos pães: a saciedade é maior do que a sentida com a mesma quantidade de biscoitos.
A pesquisa avaliou 15 marcas de biscoitos. Uma delas, da Mabel, tinha alto teor de gordura trans, considerada vilã entre nutricionistas. Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, seis biscoitos (cerca de 30 gramas) do tipo água e sal têm 1,2 grama de gordura trans. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo dessa gordura não seja maior que 2 gramas por dia. "É difícil evitar a gordura trans hoje", diz ela. "E, se em apenas seis biscoitos consome-se mais da metade, o risco de ultrapassar os 2 gramas é muito alto." A Mabel não respondeu aos pedidos de informações sobre a pesquisa da Pro Teste.
Segundo Manuela, o tipo água e sal da Adria tinha cerca de 12% da quantidade máxima de sal recomendada (4 gramas). Em relação ao da Tostines, o nível chegou a 14%. "O excesso de sal pode levar à hipertensão."
Em nota, a Nestlé (dona da marca Tostines) informou que está reduzindo o teor de sal em seus produtos. A Adria disse seguir o padrão praticado no mercado e que pesquisa maneiras de tornar seus produtos mais saudáveis.



