
O secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Iurk, garante que seus filhos não estão sendo privilegiados no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos. Segundo ele, não há mais celeridade ou menos exigências para as empresas da família. "Todos os processos de licenciamento têm um rito a ser obedecido e estão sendo seguidos", disse.
Jonel ainda destacou que não é ele, e sim o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que autoriza os empreendimentos. O IAP, salienta o secretário, é uma autarquia que tem autonomia. "Estou indignado com as ilações sobre esse assunto", declarou.
Jonel alega que um dos motivos de estar qualificado para ocupar o cargo no governo é justamente a experiência que tem na área de consultoria ambiental. Segundo o secretário, ele chegou a comentar com os filhos que as atividades da empresa poderiam estar parcialmente prejudicadas a partir da posse. "O processo de licenciamento está dentro de toda a normalidade possível", assegura.
Sobre a licença para a usina Enxadrista, Jonel defende que os filhos têm direito, como qualquer outro cidadão, de ter uma central geradora hidrelétrica (CGH). "Se um prefeito vai fazer uma construção, ele não está impedido de requerer o alvará na prefeitura", exemplifica. O secretário ainda reiterou que o governo estimula a criação de pequenas centrais hidrelétricas dentro da crença de que é uma das formas mais limpas e menos impactantes de geração de energia.



