Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Postura

Não faça do sono um problema

Posições inadequadas podem causar apnéia e problemas na coluna, na formação dos ossos da face e no posicionamento dos dentes

Dicas para dormir melhor |
Dicas para dormir melhor (Foto: )

Uma pessoa passa em média um terço da vida dormindo. É durante o sono que o corpo se recompõe e produz uma série de hormônios e substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Mas, para que todas essas funções fisiológicas se dêem da forma correta, é importante dormir em uma postura adequada. Respeitar a anatomia do corpo evita problemas na coluna, na formação dos ossos da face e no posicionamento dos dentes, além de prevenir a ocorrência de distúrbios do sono, como a apnéia.

Segundo a fisioterapeuta Silmara Rodrigues Bueno, pesquisadora em postura do sono, alguns problemas podem surgir porque durante a noite é normal as pessoas se movimentarem em busca de uma posição mais confortável. "Se estivermos em uma postura que respeite a anatomia fisiológica da coluna vertebral, não ficamos nos mexendo o tempo todo", afirma. Silmara explica que a posição correta para dormir é a lateral. A altura do travesseiro deve permitir que a cabeça esteja a 90º em relação aos ombros. "Esta posição evita traumatismos, rotações e trações na coluna", diz.

Para a fisioterapeuta, o travesseiro pode ser considerado um recurso terapêutico. "Quando deitamos, soltamos o peso do corpo e a cabeça concentra 10% desse peso. Se o travesseiro é fofo demais e a cabeça afunda, haverá uma tração ou torção na cervical que vai provocar dores", explica. Também é recomendado o uso de um travesseiro de corpo. "A pessoa deve abraçar o travesseiro e colocá-lo entre os joelhos. Isso ajudará a diminuir a tensão nos membros superiores e o atrito entre joelhos e calcanhares."

Crianças e adolescentes também podem apresentar alterações. "Muitas vezes os pais acham que é por causa da mochila da escola, mas se eles ficam meia hora com a mochila é muito. Dormir sete ou oito horas na postura errada é que causa problemas", alerta Silmara. A postura incorreta pode ser ainda mais prejudicial na infância, quando a estrutura óssea está em formação. "É durante a noite que o corpo libera o hormônio do crescimento. Se o indivíduo dorme na postura incorreta, a coluna fica desalinhada e ocorre o desalinhamento esquelético, acarretando no desalinhamento maxilar, de dentes, de mandíbula e até da face", ressalta.

Segundo o cirurgião dentista Paulo Afonso Cunali, especialista em disfunção têmporo-mandibular, dor orofacial e oclusão, dormir na lateral com a mão embaixo do queixo ou do travesseiro também é prejudicial. "Essa posição facilita a ocorrência de desvios no crescimento facial, no posicionamento dos dentes e alterações na estrutura óssea", afirma.

Já para quem dorme com a barriga para cima é indicado o uso de um apoio sob os joelhos. O chamado decúbito dorsal também pode levar à apnéia do sono, quando as vias aéreas ficam obstruídas pela flacidez dos tecidos da garganta, impedido a respiração. Ficar de barriga para baixo também não é indicado, por causar problemas lombares e no pescoço.

A neurologista Elyéia Hannuch explica que o decúbito dorsal tem maior impacto nos distúrbios relacionados a problemas respiratórios, como a apnéia. "Para outros distúrbios, como a insônia, não faz tanta diferença a posição em que se dorme", observa. Segundo ela, embora haja recomendações, cada pessoa deve descobrir a forma como se sente mais confortável. "Cada pessoa deve identificar a forma como se sente mais confortável. É difícil querer doutrinar um paciente", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.