Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preparativos

Natal dá início a mais uma temporada

Animados, veranistas não deixam que previsões de tempo e trânsito intenso atrapalhem as festas de fim de ano

A família de Marcelo e Cláudia Dias Ferreira (ela ao lado dele, com o cachorro no colo) está pronta para celebrar a noite de Natal | Walter Alves/Gazeta do Povo
A família de Marcelo e Cláudia Dias Ferreira (ela ao lado dele, com o cachorro no colo) está pronta para celebrar a noite de Natal (Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo)

Neste ano, Papai Noel pode se programar para chegar de guarda-chuva ao Litoral paranaense. Isso porque a previsão para os dias 24 e 25 é de pancadas de chuva pelo menos durante a tarde, com temperatura variando entre 20 e 29 graus, conforme o Simepar. Além disso, 120 mil veículos devem trafegar pela BR-277 rumo às praias paranaenses durante o feriado, segundo a concessionária Ecovia. Apesar do trânsito intenso e do tempo, nada vai afetar a animação do Natal, garantem os veranistas que passarão as festas na região e darão início à nova temporada.

A ansiedade para a chegada do Natal é grande. O casal ponta-grossense Marcelo e Cláudia Dias Ferreira trouxe sogras, filhos e o cachorro Nick para comemorarem o feriado em Caiobá. "Nos últimos cinco anos a gente vem para cá passar o Natal", lembra Cláudia. Na espera pela data, a preocupação é com a previsão do tempo. "De preferência, que seja sem muita chuva", diz Cláudia.

Expectativa parecida têm os irmãos Thomas Henrique e Renato Vinícius Koslowski, 13 e 14 anos. Eles chegaram a Caiobá neste fim de semana e nunca haviam visto o mar. Eles nasceram em Rondônia, vivem há um ano em Curitiba e vieram com a mãe, Sueli, passar o Natal e o ano-novo na casa de uma amiga. "É lindo demais", comenta Thomas sobre o mar. Para eles, esse é o presente de Natal.

Preparativos para a ceia

Iraíde Wienskoski, proprietária de um mercado em Matinhos, conta que a quantidade de clientes começou a aumentar desde a última segunda-feira. Até sexta-feira, ela já tinha sete encomendas de pernil para as ceias de Natal. "As pessoas não confiam no freezer das casas. Aqui no Litoral, as geladeiras estragam muito rápido. Por isso, deixam no freezer do mercado", diz. Para ela, o final da manhã e a noite são os horários mais movimentados no estabelecimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.