
Tradicional evento natalino de Curitiba, o Natal do HSBC terá duas novidades neste ano: a participação da atriz Irene Ravache, primeira mulher a ser mestre- de-cerimônia (desde 1991), e um maior número de apresentações 14 no total. A estréia do espetáculo "Natal no Palácio Encantado" está marcada para o próximo dia 29 (quinta-feira), às 20 horas, no Palácio Avenida.
Escolhida especialmente para atuar como contadora de estórias, ao lado das crianças do Coral Infantil do HSBC, Irene Ravache diz estar nervosa. "É um público enorme e uma responsabilidade muito grande, já que vou estar trabalhando com crianças e com um material muito sensível, que são os sentimentos próprios do Natal. Apesar de ser uma atriz experiente, dá um frio na barriga", contou.
Em 1991, ano de estréia do Natal do HSBC, Irene Ravache esteve em Curitiba assistindo ao espetáculo como convidada. A sensação, segundo ela, foi de encantamento. "Fiquei encantada e percebi a mesma emoção no público. Tenho certeza de que vou voltar a ver isso", disse. "Lembro que voltei a São Paulo com uma sensação de cidadania muito grande, de algo muito civilizado, que é um traço de Curitiba", completou.
De acordo com o diretor-geral do espetáculo, Leonardo Kedhi, o papel a ser interpretado por Irene Ravache é delicado e feminino. "Ela terá um poder especial, que vai ajudar uma criança a acreditar em seus sonhos, no poder da imaginação, e a encontrar um lugar mágico para passar o Natal", adiantou. A atriz deve contar estórias curtas, inserindo uma linguagem de conto infantil no Natal do HSBC. "Isso de forma sutil, porque o evento privilegia a linguagem musical", explicou o diretor.
O "Natal no Palácio Encantado", segundo Kedhi, procura garantir ao público as emoções de sempre, com o coral formado por 160 crianças e as músicas populares e de Natal. No roteiro, estão canções conhecidas como "Sinos de Belém", "Carinhoso", "Paula e Bebeto", e "Borboleta Pequenina". A música "Panis Angelicus" também fará parte da apresentação e contará com a participação da solista Dieine Taise de Souza, 15 anos, que canta no coral desde os 7.
Segundo o diretor de Marketing do HSBC, Glen Valente, como muitas pessoas pediram que o espetáculo acabasse numa data mais próxima do Natal, o número de apresentações foi ampliado de 12 para 14. "Acabaria no dia 16, mas vai acabar na sexta-feira seguinte (21), porque muita gente entra de férias só mais perto do Natal e, por isso, acaba perdendo a apresentação", justificou. No ano passado, 200 mil assistiram às apresentações. Em 2007, o público total deve chegar a quase 300 mil. Os ensaios começaram em setembro, mas o coral permanente do HSBC já se prepara desde o primeiro semestre. "As pessoas não sabem, mas o processo todo do Natal começa em março, com uma avaliação do que aconteceu no ano anterior e o planejamento do que será feito", informou Glen Valente.
* * * * *
Serviço: "Natal no Palácio Encantado", na Rua das Flores, 11 (Avenida Luiz Xavier). Apresentações em novembro nos dias 29, às 20 horas, e 30, às 20h30; em dezembro, nos dias 1.º, 2, 6, 7, 8, 9, 13, 14, 15, 16, 20 e 21, sempre às 20h30.



