Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
VERBA

Nenhuma cidade do PR perderá repasses do FPM

Sete muncípios deverão ter aumento no valor do recurso devido ao aumento populacional registrado pelo IBGE

Nenhum município do Paraná terá o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) reduzido para o ano de 2016, segundo estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Sete deverão ter aumento no valor do recurso, no entanto a entidade não sabia informar o nome das cidades.

Em todo o território nacional, 14 municípios devem ter redução do coeficiente e 116, aumento. As estimativas populacionais, divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo IBGE, são utilizadas para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM).

Levando em conta as estimativas populacionais de 2014, o Paraná apresentou um aumento demográfico de 0,7%. “Isso não corresponde a muita coisa. De um modo geral, a situação do Paraná não muda muito”, afirma o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMPR), Marcel Micheletto. Ele afirma que a maioria dos municípios enfrentam dificuldades financeiras. “É preciso ter um novo pacto federativo para redistribuir os tributos. A maior parte fica com a União e os municípios, com a menor”, diz o presidente da AMPR.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.