• Carregando...

Nenhum município do Paraná terá o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) reduzido para o ano de 2016, segundo estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Sete deverão ter aumento no valor do recurso, no entanto a entidade não sabia informar o nome das cidades.

População do Paraná aumenta 6,9% em cinco anos, estima IBGE

O estado é o sexto mais populoso do Brasil com 11,1 milhões de moradores; número representa 5,5% do total da população brasileira

Leia a matéria completa

Em todo o território nacional, 14 municípios devem ter redução do coeficiente e 116, aumento. As estimativas populacionais, divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo IBGE, são utilizadas para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM).

Levando em conta as estimativas populacionais de 2014, o Paraná apresentou um aumento demográfico de 0,7%. “Isso não corresponde a muita coisa. De um modo geral, a situação do Paraná não muda muito”, afirma o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMPR), Marcel Micheletto. Ele afirma que a maioria dos municípios enfrentam dificuldades financeiras. “É preciso ter um novo pacto federativo para redistribuir os tributos. A maior parte fica com a União e os municípios, com a menor”, diz o presidente da AMPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]