Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço macabro

No Brasil, 74 homicídios em massa

Sociólogo vê sinais de guerra urbana com o crescente número de chacinas. São Paulo lidera ranking, seguido de Rio, MG e PR

Veja resumo das últimas matanças |
Veja resumo das últimas matanças (Foto: )

O Brasil registrou 74 chacinas neste ano, com 270 mortos, a maioria envolvendo jovens ligados ao tráfico de drogas. São Paulo lidera o ranking, com 22 ocorrências e 68 mortos, seguido do Rio de Janeiro (20), Minas Gerais e Paraná (5 cada um). O número crescente de assassinatos em massa desnuda uma guerrilha urbana, segundo o sociólogo Júlio Jacobo Waselfisz, responsável pelo Mapa da Violência, estudo da Rede de Informações Tecnológicas Latino-Americana (Ritla).

O especialista lembra que a quantidade de homicídios que vêm ocorrendo diariamente está atrelada à droga e os motivos das chacinas acabam sendo banais. "Quem está no mundo do tráfico, seja usuário, seja traficante, tem consciência que se vive rápido e se morre rápido". Só em agosto foram 12 chacinas no país, com 45 vítimas. Em setembro, foram 8, com 42 vítimas. Só na chacina de Guairá, no Paraná, foram 15 mortos em setembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.