• Carregando...
Casa tem plantão funcionando 24h para atendimento de mulheres | Naiady Piva/
Casa tem plantão funcionando 24h para atendimento de mulheres| Foto: Naiady Piva/

Inaugurada na última quarta-feira (15), a Casa da Mulher Brasileira, passou o fim de semana de portas abertas, em Curitiba. O esquema de plantão é parte da estratégia permanente do local: ter profissionais disponíveis para atendimento 24 horas por dia. Apesar da disponibilidade do serviço, nenhuma mulher buscou o serviço neste sábado (18) e domingo (19).

Os primeiros atendimentos ocorreram na semana passada. Já na quinta-feira (16) pela manhã, pelo menos sete vítimas foram à casa. Na sexta-feira, mais movimento. Quem conta é a pedagoga Luciana Koschla Motta, responsável pela brinquedoteca. “É um espaço para a gente ficar com as crianças, para elas não passarem por tudo aquilo junto com a mãe”, conta a profissional, que tem experiência de anos na educação infantil.

Apesar de não ter atendido nenhuma mulher vítima de violência, neste primeiro fim de semana, a Casa da Mulher Brasileira recebeu visitas. Transeuntes, moradores da região bateram na porta para conhecer o espaço, que fica em um terreno grande (cerca de oito mil metros quadrados) próximo ao terminal do Cabral, Zona Norte da capital.

Por enquanto, só os serviços da prefeitura funcionam no local. O que pode explicar a relativa calmaria. A previsão é de que nos próximos 40 dias se instalem no local a Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e o Juizado da Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça.

Além da brinquedoteca, profissionais da Psicologia e Assistência Social já trabalham no local. A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, instalou uma base fixa na Casa. Os guardas seguem no atendimento em domicílio, atendendo a ocorrências. Há, ainda, carros e motoristas da prefeitura, também em regime de plantão. Eles ficam à disposição para levar as vítimas até a Delegacia da Mulher ou ao Instituto Médico Legal (IML), caso seja necessário exame de corpo de delito.

Feministas preparam protestos contra nome de Temer em obra de Curitiba

Sem a presença de representantes do governo interino, obra enfrenta ainda a polêmica de qual nome constará na placa de inauguração: o de Dilma ou o de Temer?

Leia a matéria completa

Inauguração “oficial”

A inauguração da Casa da Mulher Brasileira é alvo de uma polêmica política. Construído em parceria entre os governos federal e municipal, o equipamento estava pronto desde o início do ano. Mas não foi inaugurado por falta de agenda de autoridades de Brasília, segundo a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro.

O espaço foi aberto ao público na quarta-feira (15). O governo federal anuncia a inauguração oficial para o próximo dia 28, com presença do presidente em exercício, Michel Temer, do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e da secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes. O evento deve ser alvo de protesto de militantes do movimento feminista, que criticam políticas do governo Temer como a nomeação de Pelaes para a secretaria e a ausência de mulheres entre as ministras de Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]