Pessoas estão dormindo cada vez pior e a qualidade de vida está cada vez mais comprometida. E se você pensa que os adultos são os únicos que sofrem, engana-se: isso se aplica às crianças também.
O sono é uma necessidade física primordial para uma vida saudável. Podemos afirmar, inclusive, que o sono é uma verdadeira fonte da juventude, que protege do desgaste natural. Por tudo isso é preciso estar atento. Sonolência diurna excessiva, falta de disposição e memória fraca podem ser considerados sinais de alerta.
O ronco, a apnéia e o bruxismo, distúrbios muito comuns do sono e que causam sintomas desagradáveis, são problemas que podem ser tratados pela Odontologia. Aparelhos intra-bucais específicos e os cuidados de dentistas com formação em biologia e medicina do sono têm sido a solução para muitas pessoas que, ao invés de descansar, sofrem ao dormir.
O ronco atrapalha o companheiro de quarto. Já a apnéia do sono (parada respiratória seguida de ronco alto) traz prejuízos à saúde. Diabetes, problemas cardíacos, obesidade, irritabilidade, alterações de memória e diminuição da libido são, com freqüência, observados nas pessoas que não dormem bem. Além disso, existe o aumento do risco de essas pessoas se envolverem em acidentes. O sono não reparador também está relacionado à dor crônica. Pacientes que dormem mal se queixam mais de dores na face. Segundo estimativas recentes, essas dores relacionadas com a função mastigatória (DTM) estariam presentes em 15% da população.
O bruxismo (apertamento ou rangimento dos dentes) também é distúrbio e pode gerar dor de cabeça matinal, acompanhada ou não de dificuldade na abertura da boca. Como está relacionado aos micro-despertares noturnos, a pessoa que sofre de bruxismo geralmente esté cansada e deprimida.
Estudos recentes também indicam um dado preocupante: as pessoas estão dormindo cada vez pior e a qualidade de vida está cada vez mais comprometida. E se você pensa que os adultos são os únicos que sofrem, engana-se: isso se aplica às crianças também.
A prevenção não é fácil. Assim, pacientes com dor crônica na face e de sono não reparador devem procurar especialistas. Para saber quem são os dentistas especialistas em DTM e Dor Orofacial no Paraná consulte o site www.cropr.org.br. Para saber quem são os dentistas que tem formação em sono, acesse www.sbsono.com.br. E bons sonhos!
Paulo Afonso Cunali, cirurgião dentista, professor do curso de Odontologia da UFPR, especialista em DTM.



