A nova cirurgia para a retirada de agulhas do corpo de um menino de 2 anos, prevista para esta segunda-feira (18), foi adiada, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Ana Neri, em Salvador, onde aconteceria o procedimento.
Segundo o hospital, o cirurgião Bráulio Xavier, que faria a operação, reavaliou os resultados dos exames do menino e decidiu que os objetos metálicos deverão ser retirados aos poucos, posteriormente. A criança deve ter alta até o fim desta semana, e não há previsão de data para a nova cirurgia.
De acordo com nota divulgada pelo hospital, o menino havia passado por uma bateria de exames que identificaram a presença de cinco objetos metálicos no corpo. Um dos fragmentos de agulhas está na axila esquerda, um na lateral esquerda do tórax, um na lateral esquerda do abdome e um na coxa esquerda. A quinta agulha está presa no osso do púbis.
O estado de saúde do menino é estável. Ele se alimenta bem e brinca normalmente.
Histórico
A última cirurgia de retirada dos objetos metálicos foi feita em 28 de dezembro de 2009. Segundo os médicos, uma das agulhas estava perto da sétima vértebra e foi retirada com a ajuda de um microscópio. Ela poderia prejudicar os movimentos da criança. Antes, a criança já havia passado por duas operações para a retirada de agulhas do fígado, intestino, bexiga, coração e pulmão.
Ele deve precisar de acompanhamento médico durante cinco anos. Os objetos que permaneceram no corpo não oferecem risco imediato e a equipe que atendeu o garoto diz que eles podem ser retirados mais tarde.



