A poluição visual gerada pelo desordenado acúmulo de publicidades, mídia externa, pode estar com os dias contados. Depois da publicação de uma lei em São Paulo proibindo qualquer tipo de publicidade nas ruas da cidade, no fim do ano passado, agora é a vez de Curitiba reformular as normas que regulamentam a instalação de mídia externa.
Um novo decreto, que atualiza a legislação já existente, foi anunciado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e elaborado em parceria com o Sindicato das Empresas de Publicidade Externa (Sepex). As mudanças são frutos de um estudo técnico feito desde o início do ano passado para reduzir a poluição visual na capital. A expectativa é de que o novo decreto seja assinado pelo prefeito Beto Richa até o fim deste mês.
As principais modificações referem-se ao aumento do tamanho do letreiro (placa que indica a função de um estabelecimento comercial), de acordo com a fachada do imóvel, e a uma distância maior entre outdoors e outras mídias externas fixadas nas vias públicas e lotes vagos.
A alteração na legislação será feita em um momento de preocupação com a poluição visual nos grandes centros urbanos. A intenção é reduzi-la, mas para alguns urbanistas e publicitários curitibanos pode ocorrer um efeito inverso. Com os letreiros em tamanho maior, haverá ainda mais disputa por espaço para divulgação de serviços, apontam.Veja matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo.(Exclusivo para assinantes).
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