• Carregando...

São Paulo – Duas pesquisas de intenção de voto divulgadas ontem trouxeram ânimo aos apoiadores da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à presidência da República. O Datafolha mostra que o tucano subiu sete pontos porcentuais e atingiu 29% das intenções de voto. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda venceria as eleições de outubro no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, se a disputa fosse hoje. Alckmin cresceu de 22% para 29% desde o fim de maio, enquanto o presidente Lula oscilou de 45% para 46%.

Já a pesquisa Vox Populi aponta que Lula perdeu quatro pontos porcentuais na disputa à Presidência e Alckmin ganhou nove. Lula aparece com 45% das intenções de voto, quatro pontos a menos do que na última pesquisa (49%), realizada há três semanas. Alckmin subiu de 23% para 32%.

Oposicionistas e governistas analisaram os resultados das pesquisas e concluíram que a exposição de Alckmin o ajudou a subir nas consultas.

Heráclito Fortes (PFL-PI), que integra a coordenação da campanha de Alckmin, afirmou que o crescimento do candidato tucano na campanha mostra que as eleições começaram. "O eleitor brasileiro se prepara para as eleições como se prepara para a Copa do Mundo: ele não sabe distinguir o que é treino e o que é jogo."

Resultado real

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, afirmou que as pesquisas divulgadas ontem foram importantes para mostrar o resultado real da exposição do candidato tucano em junho. "Nas pesquisas de junho, com a quantidade de programas partidários que o candidato do PSDB teve, evidentemente, houve deslocamento", afirmou.

A candidata do PSol à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), disse ter chance de ultrapassar Alckmin na corrida eleitoral, apesar de estar estagnada em 6% na pesquisa Datafolha. Para isso, ela pede que cada um de seus eleitores convença duas pessoas a mudarem o voto e apoiá-la.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]