Centenas de católicos lotaram a Catedral Nossa Senhora do Rosário para recepcionar o novo bispo da Diocese de Paranaguá, ontem à noite. Dom João Alves dos Santos, 49 anos, assumiu o cargo das mãos de seu antecessor, dom Alfredo Novak, 75 anos, que ficou 17 anos a frente da Diocese.
A cerimônia emocionou os fiéis que acompanharam a missa entoando cânticos em louvor ao novo bispo. Caravanas de vários municípios prestigiaram o evento, assim como autoridades eclesiásticas do Paraná e de São Paulo. Dom João foi empossado pelo arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, dom Moacir Vitti.
Frei da Ordem dos Capuchinhos, Dom João foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI no dia 2 de agosto deste ano. A ordenação ocorreu no dia 30 de setembro, em Penápolis, interior do estado de São Paulo. Ele será o terceiro bispo da história da Diocese de Paranaguá, que abrange 13 municípios: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Tunas do Paraná.
Dom João considera que lidar com uma população carente e humilde como a do litoral do Paraná e do Vale da Ribeira não será tarefa difícil porque ele próprio é oriundo de uma família bastante simples. "Sou humilde e quero logo conhecer todas as comunidades mais carentes da região para atender no que precisar e dar muita orientação religiosa", disse.
Dom João declarou ainda que quer manter o mesmo ritmo de vida que levava em São Paulo. "Vou continuar levando uma vida muito humilde, sem luxos, como pregam os capuchinhos missionários."
Segundo a Mitra Diocesana, dom Alfredo Novak fará um retiro espiritual em um seminário, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, mas ainda não definiu se continuará por lá. Agora, dom Alfredo passa a ocupar o cargo de bispo emérito da Diocese de Paranaguá.



