Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vestibular

Novo Enem dará oportunidade para 5 cursos universitários

Haddad vai reforçar a verba das universidades com alunos de outros estados | Fábio Pozzebom/ABr
Haddad vai reforçar a verba das universidades com alunos de outros estados (Foto: Fábio Pozzebom/ABr)

Brasília - O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode ser uma espécie de supervestibular unificado das universidades federais, dará a oportunidade aos estudantes de tentar, com o resultado de uma mesma prova, cinco diferentes cursos em até cinco diferentes instituições da rede no país. Essa foi uma das decisões tomadas ontem em reunião entre os reitores das federais e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Também ficou acertado que as instituições que aderirem à proposta do Ministério da Educação de substituir o vestibular pelo novo Enem vão receber mais recursos para assistência estudantil. O MEC decidiu dobrar a verba repassada às universidades dos atuais R$ 200 milhões para R$ 400 milhões.

A maior parte vai para aquelas que fizerem parte do novo vestibular. "A assistência estudantil será reforçada porque o número de vagas nas instituições dobrou. Mas, para aquelas que atenderem estudantes de outros estados, terá de ser reforçada", disse Haddad.

Os recursos da assistência estudantil são usados para restaurantes universitários, moradia e bolsas para ajudar alunos de baixa renda. Como a intenção do MEC é que com o novo vestibular mais estudantes saiam de seus estados, é necessário garantir que não tenham de abandonar os estudos porque não têm condições de se manter. Também é uma forma de compensação às instituições que hoje recebem recursos fazendo as próprias seleções, ao cobrar taxa de inscrição.

A decisão de dar oportunidade aos estudantes de tentar mais de um curso e mais de uma instituição com a mesma prova é um dos pontos básicos da proposta que o MEC vai formalizar na próxima quarta-feira aos reitores. Apesar de ainda haver dúvidas sobre como vai funcionar na prática, ela foi bem-vista pelos reitores: ao menos 38 já manifestaram à pasta sua aprovação à proposta, mas a decisão é dos conselhos das instituições.

Da forma que o ministério propõe, os estudantes poderão, por exemplo, se inscrever em cinco cursos dentro da mesma instituição; no mesmo curso em cinco instituições diferentes ou em cursos diferentes também em diferentes instituições. Só precisarão fazer uma hierarquia. A prioridade será dada à primeira opção. "Isso melhora o aproveitamento do aluno e das vagas", avaliou Haddad.

Além disso, a inscrição só será feita depois de o candidato ter o resultado do Enem em mãos. Com isso, o estudante poderá ter uma ideia melhor das suas possibilidades de aprovação. O sistema de inscrição, on-line, ainda ficará aberto por algum tempo e o candidato poderá avaliar suas reais condições no curso escolhido e mudar suas opções, caso conclua que não será aprovado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.