Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Novo fórum em Santa Felicidade vai beneficiar 150 mil pessoas

Bairro curitibano passa a contar com fórum que reúne juizados especiais Cível e Criminal e uma vara da Família, Infância e Juventude

O novo fórum está localizado na Rua Via Veneto, perto do Terminal de Santa Felicidade. Nele estão instalados os juizados especiais Cível e Criminal, juntamente com uma vara da Família, da Infância e Juventude | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O novo fórum está localizado na Rua Via Veneto, perto do Terminal de Santa Felicidade. Nele estão instalados os juizados especiais Cível e Criminal, juntamente com uma vara da Família, da Infância e Juventude (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Moradores do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, estão mais próximos dos serviços do Judiciário estadual. A partir desta quarta-feira (4) a região conta com um novo fórum, que reúne dois juizados especiais e uma vara. Ao todo, serão atendidos pela unidade 14 bairros, que concentram uma população de aproximadamente 150 mil habitantes. A iniciativa faz parte do projeto "Justiça mais perto do povo", desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná com o objetivo de descentralizar as atividades do Judiciário.

O novo fórum está localizado na Rua Via Veneto, perto do Terminal de Santa Felicidade. Nele estão instalados os juizados especiais Cível e Criminal, juntamente com uma vara da Família, da Infância e Juventude. Os juizados especiais recebem causas de menor complexidade, que em alguns casos dispensam a presença de advogado. Já a vara de Família e Infância atende questões relativas a casamento, pensão alimentícia e adoção, entre outras. "Casos como pequenos delitos e problemas familiares poderão ser encaminhados e até resolvidos localmente", destaca a diretora da unidade, juíza Adriana de Lourdes Simetti.

A experiência de Santa Felicidade é a primeira no sentido de levar uma estrutura judiciária mais avançada para os bairros da capital. Por enquanto será apenas uma juíza atuando no fórum, mas, dependendo da demanda, a unidade pode ser ampliada e transformada no primeiro fórum regional de Curitiba. "Se a ideia for bem aceita pela comunidade, poderemos implantar novas varas cíveis e criminais, ampliando ainda mais o atendimento", destaca o presidente do TJ-PR, desembargador Miguel Kfouri Neto.

A próxima unidade a ser inaugurada é o Fórum da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que está em fase de conclusão e atenderá um contingente de 180 mil habitantes. Segundo Kfouri, por enquanto ainda não há projeto para expansão a outros bairros, mas a ideia é instalar unidades do Judiciário nos locais onde existem as administrações regionais da prefeitura. "Além de colocar os serviços mais perto das pessoas, a presença do Judiciário no bairro também funciona como um complemento para a segurança", avalia.

ServiçoFórum de Santa FelicidadeHorário de atendimento: 12 às 18 horasEndereço: Via Veneto, 1490

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.