A prefeitura lançou ontem, no Dia Mundial do Meio Ambiente, um edital de concorrência pública para as obras de implantação de um novo parque em Curitiba, em uma área na região sul da cidade, no bairro Fazendinha. A nova unidade de conservação e de lazer faz parte do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barigüi, o Viva Barigüi, que prevê também a consolidação do Parque Linear do Barigüi. A previsão é entregar o novo parque no fim do ano.
Com quase 100 mil metros quadrados, a unidade tem características naturais diferentes dos demais parques de Curitiba. A área preserva uma importante faixa de banhado, às margens do Rio Barigüi, onde vive uma grande variedade de aves e pequenos animais.
Para tornar apto ao uso público, a prefeitura vai instalar equipamentos públicos, como pista de caminhada e iluminação, em toda a área. Uma passarela de madeira suspensa atravessará o lago do parque. A passarela ficará um pouco acima do nível da água. "A infra-estrutura permitirá à população desfrutar do convívio com a natureza", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto.
Lançado em março, o Viva Barigüi prevê um conjunto de obras, ações de fiscalização e de educação ambiental em toda a bacia hidrográfica do Barigüi, que em Curitiba abrange um terço do território da cidade, onde residem o equivalente a um terço da população.
Além de atender à principal prioridade, que é despoluir os rios que compõem a bacia, a prefeitura fará, gradativamente, obras de infra-estrutura para consolidar o Parque Linear do Rio Barigüi, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas.



