• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, na última semana, que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai destinar R$ 5 milhões para o complexo Hospital de Clínicas (HC). O repasse deverá ser empregado na compra de insumos e, segundo a instituição de ensino superior, o valor será suficiente para manter o estoque por pelo menos três meses. O HC é cogerido pela UFPR, que é mantenedora do complexo, e pela Ebserh.

Por meio de nota, a universidade informou que o dinheiro começa a chegar já nesta semana. A expectativa é de que o repasse reconduza o HC à “normalidade”. Em janeiro, reportagem da Gazeta do Povo mostrou que faltavam insumos básicos no hospital, como medicamentos, luvas, gazes e seringas. Na ocasião, o superintendente do complexo hospitalar, Flávio Tomasich, confirmou que havia “faltas pontuais de insumos” e culpou a escassez apontando “dificuldades orçamentárias”. O problema voltou a se repetir no mês seguinte. A escassez de anestésicos e outros equipamentos obrigou o Hospital de Clínicas cancelar temporariamente cirurgias, em 23 de fevereiro.

Aumento da produtividade

A UFPR disse que os insumos chegaram a faltar por causa do aumento de produtividade do complexo. “Com o aumento do quadro de funcionários, a produção do hospital cresceu, e consequentemente uma quantidade maior de insumos foi consumida”.

“Evidentemente usamos mais insumos. O que o hospital tinha de material dava para aquele funcionamento anterior, precisamos de um reforço. A Ebserh compreendeu isso e conseguimos esses R$ 5 milhões de adiantamento da receita”, disse o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, por meio de nota divulgada pela universidade.

Servidores

Além disso, a UFPR anunciou que o HC recebeu 80 novos servidores, aprovados em concurso público realizado pela Ebserh. Desses, 20 trabalharão no setor administrativo e 60, na área de enfermagem. Desde que o contrato de cogestão foi assinado, 500 novos funcionários chegaram ao complexo hospitalar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]