• Carregando...

A Secretária de Vigilância em Saúde (SVS), ligada ao Ministério da Saúde, divulgou nota técnica sobre os casos de dengue tipo 4 em Roraima nesta quarta-feira (18), relatando a possibilidade de confirmação de outros nove registros da doença no estado.

Os casos confirmados até o momento são todos de Boa Vista, capital roraimense. Foram identificados nos bairros de Buritis, Cidade Satélite e Santa Tereza. Foram 19 amostras avaliadas à época pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém do Pará, órgão autorizado pelo Ministério para contraprovas. Do montante, uma amostra, referente ao bairro de Pricumã, ainda aguarda comprovação.

Outras 30 amostras foram enviadas no dia 11 de agosto como resultado da busca por casos febris feita por serviços de saúde em Roraima. A partir da nova leva, foram identificados outros 8 casos suspeitos.

Sete dos novos registros suspeitos foram identificados na capital. As cidades de Cantá e Normandia também tiveram casos suspeitos, um caso em cada uma.

Quanto à confirmação dos nove registros, a SVS afirma que é preciso realizar a verificação por meio de dois exames por parte do IEC: pesquisa do genoma do vírus VDEN-4 pela técnica RT-PCR e isolamento em células C3/36.

Entre as nove suspeitas, sete já foram confirmadas pela técnica RT-PCR quanto à autoctonia, todas na capital. Signfica que os casos foram identificados em pessoas da cidade e não provém de contaminações em outros lugares do Brasil ou de países vizinhos.

O próximo passo é aguardar os resultados do isolamento do vírus em células clonadas do mosquito Aedes albopictus conhecidas como C3/36, pois a prática representa o padrão ouro exigido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para confirmação definitiva dos casos de dengue 4.

As cepas do VDEN-4 isoladas no IEC foram identificadas com exemplares isolados na Venezuela na última década, representantes do genótipo 2 do vírus.

Situação epidemiológica em Roraima

O estado já apresentou até a semana 31 de 2010 (1 a 7 de agosto) 8.342 casos de dengue clássica, aumento de 44,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 4.631 registros da doença.

O Ministério da Saúde ainda informa sobre 61 casos de febre hemorrágica (FHD) e 160 situações de dengue com complicações (DCC) em 2010. Somente em Boa Vista, foram 5.171 casos de dengue, o equivalente a 62% do total registrado em Roraima.

Para combater a doença, foram realizadas campanhas de combate ao vetor na capital, com a eliminação de 18.305 criadouros, instalação de ovitrampas e visitas a pontos estratégicos imóveis, onde são encontrados com frequência reservatórios propícios para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]