Apesar do sol que saiu nesta terça-feira (27), o número de afetados pelas chuvas que castigam o Paraná desde a semana passada aumentou. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, divulgado no final da tarde desta terça-feira (27), o número de desalojados (encaminhados para casas de parentes) chega a 30.287. Ao todo, foram afetadas 255.886 pessoas, em 4.545 residências, em 45 municípios. O número de desabrigados (encaminhados para abrigos públicos) é de 3.619. Dois municípios detretaram situação de emergência no estado: Pinhais e Piraquara, ambos na região metropolitana de Curitiba.
A Defesa Civil afirma que a situação mais crítica é na cidade de Pinhais. A prefeitura, que havia decretado estado de emergência na sexta-feira (23), aguarda a homologação do governo estadual ao pedido. Pelo menos 25,6 mil pessoas foram afetadas na cidade e 2,3 mil estão desalojadas. Durante o temporal, o número de desalojados chegou a 22 mil. Outras 2.342 pessoas perderam tudo e estão recebendo ajuda da assistência social do município para reconstruirem as casas. Essas pessoas não serão transferidas. A cidade preparou quatro escolas para servirem de abrigo. Na quarta-feira (28), as aulas devem voltar ao normal. A princípio, apenas uma escola não abrirá, por causa de danos no piso. Em Piraquara, foram atingidas 450 casas e 1.200 pessoas, todas moradoras do bairro Jardim Tropical.
De acordo com informações do ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV, em Porto Amazonas, na região Sul, o Rio Iguaçu subiu sete metros e 40 famílias foram levadas para um abrigo improvisado. Em Prudentópolis, na região Sudeste do estado, pelo menos 100 pessoas ainda estão em abrigos improvisados e o acesso ao interior do município está prejudicado. Segundo a Defesa Civil, 30 pontes foram destruídas e 200 pessoas estão isoladas.
Desaparecidos
Nesta terça-feira foi confirmada a primeira morte em decorrência das fortes chuvas. O Corpo de Bombeiros confirmou que o corpo encontrado no Rio Iguaçu, nas proximidades do Zoológico de Curitiba, no bairro Boqueirão, era de Willians Ricardo Jarenko, de 23 anos. O rapaz caiu no Rio Atuba, no Bairro Alto, na última sexta-feira (23). O resgate do corpo foi feito pelos bombeiros na segunda-feira (26), por volta do meio-dia. O rapaz caminhava sobre as tubulações da Sanepar no Rio Atuba, na sexta-feira (23), quando foi levado pela enxurrada.
Seguem as buscas pelo rapaz que caiu no Rio Iguaçu, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na noite de sábado (24). Ele estava em veículo Fiat Marea. Os bombeiros localizaram o carro no domingo (25).
Além dele, os bombeiros procuram um jovem, de 23 anos, que desapareceu em Balsa Nova, também na região metropolitana. Ele estava em uma retroescavadeira com um colega abrindo um dique quando a máquina caiu na água. O outro rapaz que estava no equipamento foi resgatado pelos colegas de trabalho.
O Corpo de Bombeiros suspendeu as buscas no final da tarde desta terça-feira (27) e vai retomá-las na manhã de quarta-feira (28).
Rodovias
A PR-153 continuava interditada por causa do desmoronamento de parte do asfalto no km 319. O trecho liga as cidades de Irati e Imbituva.
O trecho da PR-438, entre Teixeira Soares e Guaragi, ainda estava em meia pista por causa de uma queda de barreira.
Não havia previsão para liberação dessas rodovias, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Municípios afetados
Os 45 municípios afetados entre quinta-feira e a tarde de terça-feira eram: Almirante Tamandaré, Araucária, Barracão, Bom Jesus do Sul, Braganey, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Cascavel, Céu Azul, Chopinzinho, Colombo, Coronel Vivída, Curitiba, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, General Carneiro, Guamiranga, Guaratuba, Imbituva, Irati, Manfrinópolis, Manoel Ribas, Marmeleiro, Marechal Cândido Rondon, Morretes, Palmas, Pato Branco, Paranaguá, Piraquara, Pinhais, Porto Amazonas, Prudentópolis, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Salgado Filho, Santa Tereza do Oeste, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, São João, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Toledo, Vera Curz do Oeste e União da Vitória.



