Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contagem

Número de mortos sobe para 120

Ainda existem 32 mil pessoas que não conseguiram voltar para suas casas em Santa Catarina

Morro do Baú: só no município de Ilhota, foram 37 mortes | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Morro do Baú: só no município de Ilhota, foram 37 mortes (Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo)
Confira a previsão do tempo para as cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí |

1 de 1

Confira a previsão do tempo para as cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí

Veja também

São Paulo - O número de pessoas mortas pela chuva em Santa Catarina subiu para 120 ontem, segundo a Defesa Civil Estadual, depois de mais dois corpos encontrados. Um dos registros de ontem foi feito na cidade de Ascurra, município do Vale do Itajaí, pelo Corpo de Bombeiros Voluntários da região. Valmir Raulino, de 44 anos, foi soterrado por um deslizamento de terra ocorrido na noite de sábado, que atingiu duas residências. Todos os moradores do local já tinham sido retirados, porém ele retornou sem autorização e estava desaparecido desde então. O corpo de uma senhora, cujo nome está sendo levantado, foi encontrado em Gaspar. O corpo foi sepultado ontem.

Relatório divulgado na manhã de ontem aponta que ainda existem 32.946 pessoas que não conseguiram retornar às suas casas em todo o estado. A secretaria Municipal de Educação de Blumenau – uma das cidades mais atingidas pelas chuvas – ofereceu ontem dez dias de férias para os professores, educadores e coordenadores pedagógicos que queiram trabalhar como voluntários nos abrigos da cidade.

Na quinta-feira, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 45 milhões para Santa Catarina, destinados à recuperação de ruas, reconstrução de casas e obras necessárias para os municípios mais atingidos pelas enchentes. No total, serão liberados R$ 100 milhões.

Porto

Navios de pequeno porte marcaram o início das operações no Complexo Portuário de Itajaí. As embarcações irão movimentar as cargas de exportação que ficaram paradas em Itajaí com as cheias dos últimos dias. O serviço, considerado temporário, foi programado pelo armador Hamburg Sud/Aliança em caráter de emergência. O diretor comercial do Porto de Itajaí, Zenaldo Feuser, explica que o serviço não significa a normalização das operações. "A capacidade das embarcações é de, aproximadamente, um terço dos navios que operamos normalmente", diz.

Incentivos

Ontem, a Febraban – Federação Brasileira de Bancos – recomendou a seus associados que dispensem a cobrança de juros referentes a bloquetos com vencimento dias 24 e 25 de novembro e pagas até o dia 28 de novembro.

O governo federal também zerou temporariamente a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as empresas que fabricarem e doarem os produtos às vítimas de Santa Catarina. A isenção valerá enquanto permanecer o estado de calamidade pública no estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.