• Carregando...
O empresário e advogado Edmundo Lemanski: presença silenciosa, mas ativa,  na vida paranaense, estado que escolheu para si | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
O empresário e advogado Edmundo Lemanski: presença silenciosa, mas ativa, na vida paranaense, estado que escolheu para si| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

"Não consigo dissociar a pessoa do líder empresarial Edmundo Lemanski do grande amigo e sócio de meu pai [Francisco Cunha Pereira Filho]. Foi uma amizade de mais de 40 anos que resultou na aquisição da Gazeta do Povo e da TV Paranaense. Empresário de grande visão teve papel fundamental na implantação e consolidação da Rede Paranaense de Comunicação (RPC)".

Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, vice-presidente da RPC.

"A RPC lamenta profundamente a perda do seu diretor-presidente que, junto com Francisco Cunha Pereira Filho, formou uma sociedade baseada em sólida amizade que os uniu por várias décadas. Sem dúvida, seu papel foi decisivo para o crescimento da Gazeta do Povo e a implantação da Rede Paranaense de Comunicação."

Guilherme Doring Cunha Pereira, vice-presidente da RPC.

"O Paraná está de luto. Perdemos hoje um dos grandes expoentes da comunicação. Perdemos todos nós. Edmundo Lemanski tinha um temperamento obstinado e foi incansável nas lutas em favor do Paraná".

Desembargador Celso Rotoli de Macedo, governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ).

"Lamento o falecimento de Edmundo Lemanski. Gaúcho de Porto Alegre, deu grande contribuição ao desenvolvimento do setor de comunicação no nosso estado, ao assumir o jornal Gazeta do Povo. Sempre foi um empresário preocupado com as causas de interesse da sociedade e deixa a sua marca de compromisso com a verdade".

Luciano Ducci, prefeito de Curitiba.

"O doutor Edmundo Lemanski foi um dos grandes empreendedores do Paraná. Teve participação muito importante na imprensa do nosso estado e certamente a sua ausência será muito sentida por todos os paranaenses. Como um dos proprietários da RPC e da Gazeta do Povo soube fazer valer uma imprensa de qualidade, delegando efetivamente aos jornalistas a tarefa de organizar a luta pela liberdade de imprensa e de expressão. Neste ano, o doutor Lemanski completou 50 anos de formatura como advogado e receberia uma homenagem da Ordem, que também lamenta profundamente o seu falecimento."

José Lúcio Glomb, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná

Três dias de luto oficial em Curitiba e no PR

O governador em exercício, desembargador Celso Rotoli de Macedo, presidente do Tribunal de Justiça, decretou luto oficial no estado por três dias pela morte do empresário e advogado Edmundo Lemanski. A homenagem também foi prestada pelo prefeito Luciano Ducci, que decretou luto oficial no município por três dias. Lemanski morreu neste sábado, de insuficiência respiratória provocada por um câncer.

Leia a matéria completa

  • Com o filho Mariano Lemanski, que segue os passos do pai à frente da RPC

Morreu às 14h15 de ontem, em Curitiba, o advogado Edmundo Le­­manski, diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Tinha 83 anos. O empresário lutava contra um câncer, ao qual vinha reagindo positivamente desde meados da década. Man­­teve-se lúcido até o final, apesar da rotina recente de idas e vindas ao hospital, em especial depois de ter decidido interromper as sessões de quimioterapia. Na madrugada de sábado o estado do empresário se agravou.Edmundo Lemanski deixa viúva a também empresária Maria Elsa de Almeida Passos, natural de Campos Novos, Santa Catarina, e os filhos Marco, 44 anos; Maurício, 41; Mariano, 36; Elizabeth, 35, e a neta Sophia, de 6 anos. Estava na expectativa pelo nascimento de Lavínia, que seria sua segunda neta, também filha de Elizabeth.Em 1962, ao lado do jornalista e também advogado Francisco Cunha Pereira Filho, morto em 18 de março do ano passado, Lemans­­ki – então diretor do Banco Co­­mercial – se lançou no ramo das comunicações. Junto, os dois só­­cios construíram a maior empresa do ramo do Paraná, e uma das maio­­res do país, com mais de 1,6 mil funcionários.Edmundo Lemanski nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Cresceu no tradicional bairro Passo da Areia. Era filho de Wladis­­lau e Sophia Lemanski, ambos de origem polonesa, pais de seis filhos. A profissão do pai é incerta. Edmundo dizia que Wladislau tinha dotes de marceneiro, mas teria ganhado a vida como maquinista. Décadas depois, em sua fazenda, no município de São Luís do Purunã, nos Campos Gerais, onde criava cavalo crioulo, instalou uma Maria Fumaça, em homenagem ao pai.

A mudança de Edmundo para Curitiba se deu em 1945, para cursar Medicina. Tinha 19 anos. "Mas eu tinha medo de sangue. Des­­maiava. Desisti", comentava. Op­­tou por Direito e foi aprovado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bem-humorado, em entrevista dada recentemente à Gazeta do Povo declarou que estranhou muito a cidade, então acanhada, cinzenta e exposta a contínuas enchentes. "Custei a achar as mo­­ças daqui bonitas", brincou aquele que foi um dos galãs da Curitiba de meados do século passado.

Nos anos de estudos, viveu numa pensão do bairro do Cabral, do qual disse pouco se lembrar. Cedo entendeu que viera para ficar no Paraná. Raramente lembrava ser gaúcho. "Me tornei um paranaense. Essa é a minha terra."

A conversa com a reportagem, na ocasião, serviu de deixa para Lemanski falar das deficiências da capital quando aqui chegou. "Hoje está muito melhor", disse, lembrando o quanto a Gazeta do Povo e a TV Paranaense fizeram pela consolidação de uma capital e de um estado de expressão nacional. Afastado da rotina de suas empresas há cerca de dois anos, desde que os problemas de saúde se agravaram, declarou ter muita saudade das tardes na Gazeta do Povo – seu posto de preferência.

Uma carona

Lemanski não lembrava de ter conhecido Cunha Pereira nos tempos da faculdade de Direito da Praça Santos Andrade, embora fossem contemporâneos e te­­nham se graduado com pouco tem­­po de diferença. Mas se tornaram conhecidos posteriormente. Foi graças a essa relação próxima que, no início da década de 1960, Francisco Cunha Pereira Filho – então um criminalista respeitado – ofereceu uma carona a Edmundo. Foi ali que tudo começou.

Doutor Edmundo jamais es­­ queceu aquele dia de janeiro de 1962, em detalhes. "Francisco dirigia o famoso Studbacker", lembrou, a respeito do carro importado pelo qual o advogado era identificado nas ruas da cidade. Deveria ser um dos únicos em Curitiba. No caminho – provavelmente em di­­reção ao bairro do Batel –, Le­­manski surpreendeu Cunha Pe­­reira sugerindo que inventassem um negócio juntos, como a compra da Gazeta do Povo.

Cunha Pereira desconhecia a situação financeira do mais tradicional periódico da cidade, pertencente ao professor Oscar De Plácido e Silva, por quem nutria grande admiração. Lemanski – então mais acostumado ao mundo dos negócios – conhecia não só os tropeços financeiros do jornal como tinha ciência de que, se bem administrado, poderia se tornar sustentável. "Eu observava a experiência do Correio do Povo, em Porto Alegre. A venda de classificados podia garantir a saúde do periódico. E a Gazeta, apesar de tudo, era o jornal que mais vendia pequenos anúncios na capital."

As negociações com De Plácido foram rápidas, facilitadas pela ajuda de um intermediário próximo. Em março daquele mesmo ano, Francisco Cunha Pereira Filho assumiu a direção da Gazeta do Povo, na qual imprimiu seu estilo logo à primeira edição, abraçando causas paranistas e campanhas de fôlego. Lemanski, ainda ligado ao Banco Comercial, demorou cerca de dois anos até assumir seu posto na nova empresa. "Havia um impedimento legal. Em 1968, não resisti e vendi o banco", contou.

Ele não lembrava detalhes desse período, mas não escondia uma certeza: fez a melhor das escolhas ao trocar o setor financeiro pelo da informação. "A Gazeta era um jornal respeitado. Mas estava se perdendo, publicando até resultado do jogo do bicho. De Plácido não queria vender. Mas entendeu que era o melhor a fazer". A negociação teria sido na casa dos 5 mi­­lhões de cruzeiros, pagos em pesadas prestações. Se pensou em desistir? "Não, nunca."

Os sócios se viram de frente para duas verdades: o setor de classificados da Gazeta era de fato muito dinâmico e poderia custear um grande projeto editorial. E o jornal passava por um grave déficit financeiro, como percebeu o homem de confiança da dupla, o também advogado Dilmar Arche­­gas. Foi uma saga recuperar o crédito no mercado, animar a tropa de funcionários – não mais de 50, contando uma dezena de jornalistas, gráficos e entregadores. A situação melhorou junto com o chamado "milagre brasileiro", a partir de 1968. Um ano de­­pois, já tendo encerrado a carreira como banqueiro, Lemanski & Cunha Pereira compraram o Canal 12. Na década de 70 ganharam impulso os investimentos no parque gráfico da Gazeta do Povo. "Foi quando vi que o pior tinha passado."

Em silêncio

Lemanski foi sempre uma figura discreta na sociedade paranaense e na sua própria empresa. Sem vaidade – como chegou a reconhecer – aceitou de bom grado a presença marcante de Cunha Pereira, pelo qual a Gaze­­ta sempre foi identificada. Nos bastidores, no entanto, tinha fama de bom negociador, intuição e tiro certo nos empreendimentos. "Deixei que o Francisco cuidasse da parte editorial. As­­sinei embaixo. A confiança entre nós era total. Não poderia ter encontrado parceiro melhor", declarou então.

A rotina de Edmundo Lemanski na Gazeta do Povo e TV Paranaen­­se era constante. Vinha quase todos os dias à Praça Carlos Gomes, sede do jornal, e ocupava sala contínua à do sócio. Era homem de hábitos simples. Chegava às 10 horas e lia quatro jornais – além da Gazeta, Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão. Almoçava quase sempre num restaurante modesto da Avenida Barão do Rio Branco e tinha apreço por temperos fortes e populares. Adorava rabada e mocotó. Não raro, travava conversas animadas com balconistas, garçons e serventes.

Nos últimos anos, mesmo com o agravamento de seu estado de saúde, manteve a proximidade com as pessoas da rua e funcionários. Acompanhado de sua secretária e cuidadora Iracilda Schenfeld e do motorista Jean Magalhães ia diariamente à Panificadora Saint-Germain, no Jardim Social, para comer sonhos de doce de leite, seu preferido. Às quintas, levava os colaboradores mais próximos ao Restaurante Schapieski, em São José dos Pinhais.

"A vida dele era feita dessas pequenas alegrias", diz Iracilda, que não poupa palavras para falar do patrão que se tornou para ela como um parente próximo. "Eu aprendi a admirá-lo. Dizia um sonoro ‘bom dia’. Era assim que começava o expediente", comenta sobre o homem muito alto – 1,83m –, olhos claros e, à primeira vista, com cara de poucos amigos.

"Ele era engraçado, divertido. Uma pena que muitos não notavam, deixando de se aproximar", acrescenta. Não era tudo. Con­­forme deixava transparecer, realizou-se profissionalmente. "Fiz tudo o que sonhei", declarou á re­­por­­tagem da Gazeta do Povo. À frase inspirada, somou uma tirada. "Como está comprida essa entrevista. Falta muito para acabar?" Faltava, mas Lemanski era assim – um homem avesso aos holofotes. Preferia ver o mundo de outro ponto de vista. E assim fez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]