
Os pára-choques são mais resistentes, perfeitos para derrubar barricadas. A capacidade é para 20 homens, oito a mais que o antigo, e suporta um peso total de 15 toneladas. E vem com ar-condicionado, macas e protetor de pescoço para resgastes. Os nove novos veículos blindados da secretaria de Segurança Pública, o famoso caveirão, foram adquiridos por R$ 360 mil cada um, sete para a Polícia Militar e dois para a Polícia Civil.
- É indispensável a presença de blindados mais ágeis, com capacidade de locomoção e dirigibilidade mais próximos dos veículos convencionais. Não só por causa da rapidez e da precisão do serviço, mas pela dificuldade de acesso imposta pelos tipos de terrenos em que operamos. Há também os obstáculos criados pelos criminosos, que tentam impedir o nosso trabalho - informou o chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), Rodrigo de Oliveira.
Para o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope) Alberto Pinheiro Neto, o novo caveirão atende as necessidades do dia-a-dia da polícia:
- Ao longo dos anos utilizamos os blindados nas mais diversas situações. Por isso, constatamos a necessidade de adquirirmos viaturas com equipamentos e acessórios específicos que atendam as exigências técnicas e táticas das ações operacionais em áreas de alto risco.



