• Carregando...

A leptospirose é uma doença classificada como zoonose, ou seja, que é transmitida pelos animais. Em virtude de sua proximidade, o rato de esgoto é o principal transmissor da leptospirose ao ser humano. O principal meio de contaminação é através da urina dos animais.

A contaminação ocorre através da pele ou de mucosas, como olhos e boca, ou por meio da ingestão de água e alimentos com a bactéria. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração.

A proliferação da doença está intimamente ligada ao nível de saneamento de uma cidade. A maior parte dos casos é registrada em populações de baixa renda, principalmente nas periferias e áreas de invasão, onde não há estrutura de esgotos.

Sintomas

Os principais sintomas da leptospirose são manifestados entre dois e 30 dias após a contaminação. As primeiras manifestações são: súbita febre alta, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia também são freqüentes. "A pessoa começa como se fosse uma gripe e depois a doença se torna mais grave", afirma a médica infectologista do Hospital de Clínicas, Dra. Mirian Tomoko Matsuno Carvalho.

Nos casos mais graves, o paciente começa a apresentar olhos amarelados. Aparecem manifestações hemorrágicas, como sangramentos em nariz, gengivas e pulmões, e pode ocorrer funcionamento inadequado dos rins, o que causa diminuição do volume urinário. O doente pode chegar a ficar em coma. "Cerca de 5% a 20% dos doentes graves podem morrer por leptospirose", explica a doutora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]