Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sustentabilidade

OAB defende escritórios ambientalmente corretos

Ordem prepara Agenda 21 para tornar mais sustentáveis as atividades da entidade e também dos centros jurídicos

Leda May, coordenadora do comitê da Agenda 21: proposta poderá ser levada até para as seccionais de outros estados. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Leda May, coordenadora do comitê da Agenda 21: proposta poderá ser levada até para as seccionais de outros estados. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

A seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está elaborando sua Agenda 21, que trará propostas para tornar mais sustentáveis as atividades da entidade e também dos escritórios de advocacia. A advogada Leda Ramos May, coordenadora do comitê responsável pela produção desse documento, diz que o material poderá ser usado em outras seccionais do país e também em empresas e entidades de outras áreas de atuação.

A Agenda 21 é uma iniciativa da Comissão de Direito Ambiental da OAB- PR. A proposta foi feita à presidência da Ordem no fim do primeiro semestre do ano passado e os grupos de trabalho começaram a se reunir em outubro. Segundo Leda, até abril cada um desses grupos deverá apresentar a conclusão do seu trabalho e a estimativa é de que em junho o documento esteja pronto para ser lançado e aplicado pela OAB-PR.

Palpite

Falando sobre a origem da ideia, a coordenadora do comitê disse que a Comissão de Direito Ambiental é bastante consultada "para dar palpites na questão ambiental dos outros", mas que os integrantes perceberam que era importante ter uma conduta interna. Foi proposta, então, uma análise da estrutura existente e a identificação do que poderia ser alterado. Para isso, o comitê convidou os participantes das 27 subcomissões da OAB-PR. Atualmente, 26 pessoas estão envolvidas no trabalho. Desde o início do mês, também os funcionários da casa estão sendo convidados a participar.

Os integrantes do comitê estão divididos em sete grupos de trabalho. O primeiro está encarregado de analisar os documentos já existentes (a Agenda Nacional e a Agenda Global) que abordam a Agenda 21. Energia e combustível é o tema que está sendo tratado pelo segundo grupo. O terceiro está atuando nas áreas de informação, publicação, divulgação e eventos. Os participantes discutem, por exemplo, o uso de muitas cores nos impressos, o uso do verso das folhas e a substituição do jornal impresso pelo eletrônico.

A gestão de resíduos está a cargo do quarto grupo e o quinto aborda as relações de trabalho. Leda, que participa desse grupo, explicou que é necessário que todos conheçam os funcionários, sua escolaridade e suas expectativas, por exemplo. O sexto grupo está levantando os impactos ambientais externos, ou seja, o que significa a construção do prédio da OAB-PR dentro da comunidade em que ele está inserido. E o sétimo grupo trata das relações internas e externas, o que inclui os escritórios de advocacia.

Leda explicou que, quando todas as conclusões dos grupos estiverem reunidas, caberá ao comitê definir o que deve ser feito em caráter emergencial e o que pode ser aplicado a curto, médio e longo prazo. Ela disse que dentro da entidade o objetivo é passar a usar impressoras que aproveitem frente e verso, dar preferência aos meios eletrônicos e evitar impressões desnecessárias. O manual resultante de todo esse trabalho, por exemplo, será distribuído eletronicamente e a logomarca já desenvolvida é de uma cor só.

Serviço:

Mais informações sobre a Agenda 21 podem ser obtidas pelo e-mail agenda21@oabpr.org.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.