Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
traje

OAB vai contestar manutenção de uso de terno por advogados no Rio

Conselho Nacional de Justiça manteve uso do traje no verão. OAB afirma ter competência para definir questão

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto de Paula Machado, informou nesta quarta-feira (22) que estuda medidas contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que manteve o uso de terno e gravata para advogados do Rio de Janeiro, durante o verão.

Em nota, a OAB afirma que decisões anteriores do CNJ reconheceram o direito da entidade de definir os trajes a serem usados pelos advogados. "O fato é que vamos buscar a revisão da decisão do CNJ. A entidade não concorda com a decisão administrativa, entende que ela viola a lei e por isso está estudando as medidas cabíveis", disse Alberto Machado.

O pedido de dispensa do traje foi feito pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no estado que, há cerca de 2 anos, determinou a dispensa do terno e gravata.

Os tribunais do estado continuaram a exigir o terno e gravata e a OAB recorreu ao CNJ. Na época, o conselheiro Felipe Locke confirmou a competência da entidade e disse que não caberia ao conselho decidir sobre o que os advogados devem vestir.

Depois de novos problemas em tribunais no início deste ano, a OAB-RJ voltou ao CNJ e o conselheiro Nelson Thomaz Braga considerou, em decisão individual, que cabe à Justiça definir os trajes adequados para quem frequenta tribunais.

A decisão do CNJ foi unânime e manteve o entendimento do conselheiro Nelson Braga, dando aos tribunais autonomia para decidir sobre o assunto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.