• Carregando...
Em pronunciamento na Casa Branca, Obama elogiou polícia local por ter evitado mais mortes. | ALEX WONG/AFP
Em pronunciamento na Casa Branca, Obama elogiou polícia local por ter evitado mais mortes.| Foto: ALEX WONG/AFP

Em um pronunciamento na Casa Branca, o presidente Barack Obama afirmou que o ataque à boate Pulse, em Orlando, foi um “ato de terror e ódio”. Segundo Obama, o FBI ainda está investigando quais foram as motivações do autor do atentado, Omar Mateen, e se ele teria ligação com organizações terroristas.

“Este é um dia especialmente doloroso para todos os nossos amigos e colegas americanos que são gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais”, afirmou. Segundo ele, o ataque mirou mais do que uma boate, e sim um local em que “as pessoas vão dançar e viver” e “um lugar de solidariedade e de capacitação”, onde as pessoas falam com sua consciência e “defendem seus direitos civis”.

Obama revelou que este é o mais letal ataque a tiros da História dos EUA. Morreram 50 pessoas no local. O presidente norte-americano também elogiou a ação da polícia de Orlando, que conseguiu evitar mais mortes, e ofereceu apoio ao prefeito da cidade, Buddy Dyer. O massacre, disse, é um “lembrete de que os ataques a qualquer americano, independentemente de raça, etnia, religião ou orientação sexual, são um ataque contra todos nós”.

Estado Islâmico assume autoria de massacre em boate gay em Orlando

Autoridades norte-americanas estão sendo cautelosas em relação ao ataque e até agora confirmaram apenas a participação do atirador, Omar Mateen

Leia a matéria completa

Outros líderes

O papa Francisco expressou, neste domingo, sua condenação ao “ódio sem sentido” do assassino que atacou a boate gay.

“O terrível massacre que ocorreu em Orlando, que causou a morte de várias vítimas inocentes, suscitou no papa Francisco, e em cada um de nós, sentimentos muito profundos de repulsa e condenação, de dor, de confusão frente a esta nova manifestação de uma loucura assassina e de um ódio sem sentido”, informou seu porta-voz, o padre Federico Lombardi.

No Brasil, o presidente em exercício, Michel Temer, declarou solidariedade às famílias do ato terrorista. “Quero lamentar enormemente a tragédia nos Estados Unidos que vitimou dezenas de norte-americanos. Expresso a solidariedade brasileira às famílias das vítimas desse atentado”, escreveu em sua conta no Twitter.

A presidente afastada Dilma Rousseff também utilizou o Twitter para lamentar o massacre. “Estamos vivendo momentos terríveis, tempos de preconceito e intolerância que ceifam vidas humanas. Vamos juntos lutar contra esta barbárie. Meus sentimentos às famílias das vítimas, ao presidente Barack Obama e ao povo dos Estados Unidos”, declarou.

Condeno com horror o massacre que causou pelo menos 50 mortes na Flórida. Quero expressar o total apoio da França ao povo americano”, declarou o presidente da França, François Hollande. “Solidariedade e comoção do governo italiano pelo massacre atroz de Orlando na Flórida. Nossos corações estão com nossos irmãos americanos”, escreveu o presidente italiano, Matteo Renzi, no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]