Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guaratuba

Obra na orla gera críticas

Comerciantes e associação de surfistas temem que intervenções iniciadas pela prefeitura possam causar danos às áreas de dunas e restingas

Moradores temem que a tubulação facilite alagamentos. Prefeitura diz ter licença ambiental | Paula Batista / Gazeta do Povo
Moradores temem que a tubulação facilite alagamentos. Prefeitura diz ter licença ambiental (Foto: Paula Batista / Gazeta do Povo)

A prefeitura de Guaratuba está realizando a obra de revitalização da orla da Avenida Brejatuba, onde se localiza a Praia Brava, região em que há preservação de áreas de dunas e restingas. Este trabalho de proteção ambiental é realizado há mais de 15 anos pela Associação de Surf de Guaratuba (ASG), que ao longo desse tempo conseguiu, entre outras ações, recuperar a vegetação nativa da região.

O presidente da ASG, Márcio Odevagen, afirma que a associação não é contra a revitalização da orla, mas a preocupação é de que haja danos à área de dunas e restingas, importantes para controlar possíveis alagamentos ocasionados por ressacas. "A restinga, com a acumulação da areia e consequente formação de dunas, cria uma barreira natural, impedindo que o mar avance. Todos sabem que o nível do mar está subindo gradativamente e o pouco que podemos fazer para inibir poderá acabar sendo danificado", diz.

Odevagen conta que na área onde se situa a Praça dos Paraguaios haverá revitalização e lá é uma região em que há vegetação nativa. "Por mais que a prefeitura deposite outro tipo de vegetação naquele local, não será a mesma coisa. Além disso, qualquer tipo de calçamento na praça poderá trazer avanço do mar. Quero deixar claro que não somos contra o progresso, somente gostaríamos que o município nos apresentasse documentos comprovando que não haverá dano ambiental nessa região."

Outra questão levantada pela ASG é a respeito do manilhamento pluvial que está sendo construído na região. "Acreditamos que esta tubulação vai alterar a área de restinga, como já aconteceu em uma parte da Praia Brava. Nesta parte, o mar já avança quase até a calçada. Nosso receio é com as possíveis ressacas".

Proprietária de residência na região do Brejatuba, Ana Paula Camargo está preocupada com os possíveis danos ambientais à região. "A Praia Brava é uma das poucas com preservação de restinga no Litoral do Paraná e onde também não há problemas de ressaca, justamente por causa do maravilhoso trabalho feito pela comunidade. Fico triste em pensar que podemos acabar com isso."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.