Três obras em Curitiba vão bloquear ruas da capital a partir deste sábado (6) e afetar o transporte coletivo em linhas urbanas e metropolitanas, nos bairros Centro Cívico e Santa Felicidade e no Centro da capital. A maioria das mudanças ocorre no dia 6, apenas no período da manhã.
No sábado, a prefeitura da cidade realiza obras do anel viário no bairro Centro Cívico, para a melhoria do asfalto nas ruas Lysímaco Ferreira da Costa e Mateus Leme. O motorista que transita pela Lysímaco Ferreira da Costa não poderá fazer a conversão à direita na Mateus Leme. Os trabalhos estão previstos para começar às 9h e o término deve ocorrer até o final da manhã de sábado, se não chover.
Segundo Urbanização de Curitiba (Urbs), onze linhas de ônibus que passam pela região, sendo seis metropolitanas e as outras cinco urbanas, mudam o itinerário durante o período de obras.
No sentido centro-bairro, as linhas metropolitanas Curitiba-Tamandaré (via Minérios); Curitiba- Tamandaré (via Lamenha), Curitiba-Itaperuçu, Curitiba-Rio Branco do Sul; Curitiba-Jardim Paraíso e Curitiba-Jardim Marrocos, que estiverem na Avenida Cândido de Abreu, dobram à esquerda na Lysímaco Ferreira da Costa. Os ônibus seguem pelas ruas Papa João XXIII, Ernani Santiago de Oliveira, Jacy de Campos, Conselheiro Raul Viana e Deputado Mário de Barros, e depois voltam para a Rua Mateus Leme.
O retorno aos bairros será feito a partir da Mateus Leme com desvio pelas ruas Professor Benedito Nicolau dos Santos, Jacy de Campos Ernani Santiago de Oliveira e Papa João XXIII. Na sequência, as linhas seguem pela Lysímaco Ferreira da Costa depois retornam à Mateus Leme.Para as linhas urbanas Água Verde-Abranches, Abranches, Mateus Leme, Jardim Chaparral, Vila Suíça, no sentido centro-bairro, saem da Avenida Cândido de Abreu e seguem pela Lysímaco Ferreira da Costa. O trajeto continua pelas ruas Nilo Peçanha e Coronel Agostinho Macedo, e depois os ônibus chegam à Mateus Leme.
Em direção ao centro, as linhas que estão na Mateus Leme entram pela esquerda na rua Professor Benedito Nicolau dos Santos. Na sequência, seguem pelas ruas Jacy de Campos, Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII e Lysímaco Ferreira da Costa. Os ônibus retornam ao itinerário normal dobrando à esquerda na Mateus Leme.
Centro da Capital
Obras do anel viário também vão bloquear o trânsito na Rua Desembargador Motta, no sábado e no domingo (7). A restrição à passagem de veículos será no trecho entre a Rua Doutor Pedrosa e a Avenida Visconde de Guarapuava.
Com a interdição, que ocorre das 8h às 17h nos dois dias, as linhas Interhospitais e Circular Centro (sentido anti-horário), também terão itinerários diferentes no período de execução dos trabalhos. Os ônibus farão desvio pelas ruas Doutor Pedrosa e Lamenha Lins e pela Avenida Visconde de Guarapuava.
Obras da Fredolin Wolf
Outras quatro linhas de ônibus vão ter os itinerários alterados no bairro Santa Felicidade por conta de obras na Rua Saturnino Miranda durante pelo menos 15 dias. Os trabalhos fazem parte das obras da Avenida Fredolin Wolf. As alterações ocorrem a partir da próxima segunda-feira (8) para revitalização do asfalto e alargamento da via.
A linha de ônibus Ouro Verde-Vila Bádia, quando sai do Terminal Santa Felicidade, seguirá pelas ruas Madre Clélia Merloni, Natal Pedro Dalla Stella, Antonio Bartapeli e Sebastião Santos. No sentido contrário, o trajeto será pelas mesmas ruas até o Terminal, de onde os ônibus partem pela via Veneto e Rua Saturnino Miranda e depois desviam para as ruas José Faustino Ferro, Ângelo Stival e Avenida Napoleão Manosso.
O ônibus das linhas Pinheiros e Jardim Ipê, a partir do Terminal, passam pela Via Veneto e Saturnino Miranda. O desvio ocorre nas ruas José Faustino Ferro, Ângelo Stival e na Avenida Napoleão Manosso. Após da rótula dessa via, o coletivo retorna à Saturnino Miranda. O trajeto contrário será pelas mesmas ruas. A linha Jardim Itália fará o mesmo percurso até a rótula, de onde continua pela Rua Francisco Dallalibera e depois retorna ao trajeto normal.
As obras na região ocorrem em quatro etapas. A primeira, entre a segunda-feira e a próxima sexta-feira (12), contará com o bloqueio na Saturnino Miranda entre as ruas Francisco Dallalibera e José Faustino Ferro. De 13 a 16 de agosto, ocorre a segunda etapa com o bloqueio da via entre as ruas José Faustino Ferro e Isidoro Durigan.
Já na terceira etapa, que vai do dia 17 a 19 deste mês, o trânsito será fechado entre as ruas Isidoro Durigan e a Via Veneto. Na última parte das obras, entre 20 e 22 de agosto, o tráfego será fechado entre a Via Veneto e a Avenida Manoel Ribas.



