
A partir deste sábado (1º) as obras da Linha Verde vão chegar à frente do Colégio Medianeira. Equipes da prefeitura vão trabalhar nas pistas local e marginal da antiga BR-116. Em razão das obras, a entrada do colégio será modificada a partir de segunda-feira (3). O acesso pela rodovia será fechado e os alunos entrarão pelo portão dos fundos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), na Rua Aquilino Baglioli. Uma nova entrada foi aberta na Rua João Marchesini, que faz a ligação entre a Avenida das Torres e a rodovia. Os alunos também continuam com a opção da portaria do Guabirotuba.
No site do colégio (www.colegiomedianeira.com.br) existe um comunicado aos pais dos alunos sobre a mudança. Também são sugeridos caminhos alternativos para chegar ao colégio: pela Avenida das Torres, sentido bairro, entrando na Rua Aquilino Baglioli (fundos da PUC); Avenida das Torres, sentido Centro, entrando na João Marchesini; Avenida das Torres fazendo retorno em frente ao Cietep (Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná) e entrando no acesso ao bairro Prado Velho ou pela própria Linha Verde neste caso, quem está no sentido Atuba/Pinheirinho, entra antes do acesso anterior, na Rua João Marchesini; e quem está no sentido Pinheirinho/Atuba entra na Avenida das Torres fazendo retorno mais adiante para entrar na Rua João Marchesini.
Uma alternativa sugerida pela escola é que o aluno desembarque na passarela que dá acesso ao Colégio, no lado do Guabirotuba, na pista paralela da Linha Verde.
Obras
Nos novos locais de trabalho serão feitas obras de drenagem, infra-estrutura, pavimentação, meio-fio e calçadas. Neste trecho já estão prontas as canaletas, em concreto e a pista que fica ao lado da canaleta, no lado do Guabirotuba. Neste trecho da antiga BR a pista de tráfego é construída sobre uma galeria celular já insuficiente para dar vazão à água em dias de chuva forte, o que provoca enchentes na região. A galeria está dando lugar a uma nova ponte, que permitirá o escoamento da água.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, também está sendo construído um complexo de galerias celulares localizado no entorno do viaduto do Hauer, que deve acabar com enchentes, captando e redistribuindo a água das chuvas em toda a região. A intervenção vai impedir também a acumulação de água na pista, um dos grandes riscos de acidentes em dias de chuva.
Linha Verde
A primeira etapa da Linha Verde compreende um trecho de 9,4 quilômetros, entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico. A maior parte da estrutura viária neste percurso já está pronta e liberada ao tráfego. No trecho onde estão sendo feitas obras na pista entre o Centro Politécnico e a região do antigo bolsão Salgado Filho, o trânsito é desviado pelas canaletas ou pela pista lateral.
Neste trecho, estão sendo construídas duas pontes, que vão permitir o alargamento da pista, e a implantação da estrutura viária de travessia do binário PUC, formado pela Avenida Salgado Filho e pela Rua Imaculada Conceição. As obras da Linha Verde já causaram vários transtornos no trânsito de Curitiba.
Serviço
Portões de acesso ao Colégio Medianeira a partir de segunda-feira (3):
Alunos até a 4ª série Acesso do Prado Velho nos fundos da PUC (números 1 e 2 no mapa)
Alunos de 5ª e 6ª séries Acesso alternativo no terminal de transporte escolar, sendo vedado estacionamento no local. O estacionamento destes veículos será nas áreas exclusivas (números 2 e 6 do mapa)
Alunos de 7ª e Ensino Médio Entrada alternativa pela Rua João Marchesini (número 4 no mapa)
Embarque, desembarque e estacionamento na portaria do Guabirotuba (número 6 no mapa).
O estacionamento do terminal de ônibus do colégio foi adaptado para receber exclusivamente os veículos dos professores e equipes de série.



