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Terminal

Obras de revitalização da rodoviária Curitiba são entregues nesta segunda

Terminal volta a operar com duas alas – a interestadual, no bloco da frente, e a estadual, no bloco dos fundos

Nova área de embarque da rodoviária de Curitiba | Valdecir Galor/SMCS/Prefeitura de Curitiba
Nova área de embarque da rodoviária de Curitiba (Foto: Valdecir Galor/SMCS/Prefeitura de Curitiba)

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Gustavo Fruet entregou as obras de revitalização da rodoviária de Curitiba. Concluídas as obras, o terminal volta a operar com duas alas – a interestadual, no bloco da frente, e a estadual, no bloco dos fundos. No entanto, parte das implementações prometidas ainda está em fase de finalização, como os dois elevadores do bloco estadual e a abertura de duas lanchonetes no interestadual. A entrega desses detalhes está prevista para os próximos dias e, de acordo com Fruet, o pleno funcionamento do terminal não será comprometido.

A cerimônia de entrega das obras contou a participação do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Roberto Gregório da Silva Junior, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Povoa Pires, o gerente regional de governo da Caixa Econômica, Wilton Cabral, e os Secretários municipais Sérgio Antoniasse (Obras), Ricardo Ghisi (Governo Municipal), Reginaldo Cordeiro (Urbanismo e Copa) e Luiza Simonelli (Trânsito).

Revitalização

Iniciada em junho de 2012, a modernização do complexo rodoferroviário demandou investimento de R$ 46 milhões, com financiamento da Caixa Econômica no PAC da Copa. O projeto de revitalização foi desenvolvido para atender cinco eixos principais: acessibilidade, capacidade, segurança, informação e conforto.

De acordo com Fruet, a obra preservou a estrutura original do terminal, mas projetou soluções de acessibilidade e mobilidade, fundamentais para atender ao intenso fluxo diário de pessoas. "O projeto de revitalização procurou suprir as necessidades dos usuários de hoje, preservando as características originais da rodoviária. Temos um reforço em iluminação, segurança, acessos adaptados e soluções para melhorar a mobilidade", disse.

Inovações

Em termos de acessibilidade, a rodoviária agora passa a contar com quatro conjuntos de escadas rolantes, quatro elevadores e passarela de ligação entre os blocos estadual e interestadual. Uma plataforma elevatória que alcança o nível da passarela facilita o acesso de cadeirantes. Os banheiros também foram reformados, de um total de 16, 12 são adaptados.

Com oito novas plataformas exclusivas para desembarque (estadual e interestadual), o número total passa de 50 para 58, elevando a capacidade de embarques de 40 mil para 50 mil por dia.

Na segurança, o controle eletrônico de acesso à área de embarque é a grande inovação – a rodoviária de Curitiba é a única do país a implantar o sistema, que proporciona maior controle sobre o fluxo de pessoas no interior dos blocos, evitando tumultos e furtos. Parte das instalações de segurança ainda não está concluída: de acordo com o previsto no projeto, cada bloco contará com 30 câmeras de segurança, mas apenas as do bloco interestadual já foram instaladas, estando apenas oito em funcionamento.

Uma das maiores demandas do terminal era por sinalização adequada e sistema de informação eficiente. Além das placas em padrão internacional, com legendas em português e inglês, a rodoviária deverá contar com balcão de informação e com seis monitores LCD em cada bloco informando destino e horários de chegada e saída – a instalação desses dispositivos também não foi concluída ainda.

Visando oferecer maior conforto para as cerca de 900 mil pessoas que circulam pelo terminal por mês, a rodoviária também terá fraldários, salas de embarque climatizadas e novos pontos de comércio e serviços.

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