Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Obras do Ligeirão Norte interditam trecho da Avenida Paraná nesta quinta

Bloqueio da pista lateral ocorre por obras de instalação do Ligeirão Norte, que vai ligar o Santa Cândida ao Batel. Estações-tubo desativadas para alargar canaletas devem voltar a funcionar no fim de outubro

A pista lateral da Avenida Paraná terá bloqueio total da pista sentido bairro das 9h Às 17h desta quinta-feira (5), entre as ruas Vereador Constante Pinto e Maximino Zanon, no Bacacheri. A interdição ocorre em função de obras para instalar uma travessia elevada de acesso à estação-tubo Gago Coutinho, no sentido bairro.

Desvios de trânsito podem ser feitos pelas ruas Vereador Constante Pinto, Canadá e Maximino Zanon. Agentes da Setran estarão no local para orientações. A circulação de ônibus pela avenida não será afetada.

Ligeirão

A obra faz parte do conjunto de ações para a instalação do Ligeirão Norte, que vai ligar o Terminal Santa Cândida à Estação Bento Viana, no Batel, e que só deve começar a funcionar no ano que vem. Na primeira fase do projeto, 15 estações-tubo passam por adequações.

Seis estações-tubo estão desativadas por causa das obras de desalinhamento (para alargar a canaleta). São elas: Maria Clara, Joaquim Nabuco, Moysés Marcondes, Gago Coutinho, Antônio Cavalheiro e Antonio Lago – todas no eixo entre as avenidas João Gualberto e Paraná. Na avenida Sete de Setembro, passam pelo mesmo procedimento as estações Bento Viana e Oswaldo Cruz.

Até o fim de setembro, voltam a funcionar as estações Maria Clara, Joaquim Nabuco e Antônio Lago. As demais serão reativadas até 30 de outubro, segundo a Urbs, que administra o transporte coletivo na capital.

Somente depois da conclusão dessa etapa é que a Urbs vai começar a segunda parte do projeto, que ainda tem pontos indefinidos. As estações Eufrásio Correia (em frente ao Shopping Estação) e Central (atrás da Praça Santos Andrade) devem passar por reformas para receber o Ligeirão.

Além disso, a Praça do Japão, no Batel, terá alterações para que os ônibus possam fazer o retorno. Ainda não há informações sobre como serão essas obras. Mas o traçado inicial que cortaria a Praça do Japão e que causou polêmica entre moradores do local, será alterado, garante a Urbs.

Outras mudanças nos terminais por onde passarão os Ligeirões também serão feitas nessa segunda parte do projeto. A Urbs espera concluir o planejamento até o fim de outubro. Não há data prevista para a conclusão de todas as obras.

Histórico

As obras de implantação do Ligeirão Norte começaram em maio de 2011. O cronograma inicial das adequações das estações-tubo seria concluído em abril deste ano, mas o projeto atrasou. Agora, segundo a Urbs, os novos prazos estariam sendo cumpridos.

O Ligeirão passará por oito pontos: as estações Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana, além dos terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral. Em cada um destes, o passageiro poderá embarcar ou descer, fazendo integração com outras linhas disponíveis.

A linha corresponderá a um trecho de cerca de 11 quilômetros, que devem ser percorridos em 25 minutos menos que o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso. A Urbs estima que 50 mil passageiros por dia vão usar o Ligeirão Norte. O projeto da obra orçava as adequações em R$ 10 milhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.