O tráfego na ponte Ayrton Senna, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, em Guaíra, região Oeste do Paraná, está totalmente interrompido desde às 7h da manhã desta segunda-feira.
A interrupção, segundo o site oficial do governo do estado, é necessária para que sejam concluídos serviços de concretagem no pavimento da ponte, que passa por obras de manutenção preventiva.
Após as 18h, a ponte será liberada apenas para carros e ônibus. A passagem de caminhões só será liberada na quarta-feira. Como rota alternativa, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) recomenda que os motoristas utilizem a ponte de Porto Camargo, com trajeto passando por Umuarama, Ivaté e Icaraíma.
Trânsito
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Guaíra, o movimento é normal e não há registros de congestionamento no local. Segundo o soldado Cristian Candil, a maioria dos motoristas que usam a ponte tem como destino a cidade de Salto, no Paraguai. "A ponte está fechada, mas tem uma balsa fazendo este trajeto", diz Candil. O percurso que pela ponte era feito em 15 minutos, de balsa pode levar de 40 minutos a uma hora.
Para os motoristas que usam a ponte para chegar ao estado de Mato Grosso do Sul, Candil informa que a Marinha está no local e deve liberar nas próximas horas balsas para fazer o trajeto até o estado vizinho. Uma viatura da PRE está nas proximidades da ponte orientando o trânsito.
Obras
Segundo o engenheiro Antônio Villibor, do DER, o contrato de melhorias na ponte, entre governo e a empresa que venceu a licitação, vai de março a outubro de 2006 com custo aproximado de R$ 2,4 milhões. "Esta obra de hoje é de rotina. Vamos substituir o concreto trincado, pelos oito anos de uso, por um novo", explica Villibor. A próxima etapa da obra, ainda segundo o engenheiro, prevê a colocação de camada de asfalto e a troca de juntas de dilatação.



